05/07/2016
PAT - Prefeitura de Birigui renova convênio com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho

A Prefeitura de Birigui renovou na manhã desta terça-feira, dia 5 de julho, convênio com o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, para manter no município o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). A unidade em Birigui atende na Nilo Peçanha, 301, Centro, no prédio do Sedecti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação).

O prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, e o secretário municipal de Gabinete, Dr. Tadeu Saravalli, receberam no Paço Municipal a diretora técnica do PAT, Nelcy Aparecida Pereira Laranja Ribeiro, e o diretor regional da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, Lucas Aguiar Grandolfo.

Os PATs têm por objetivo a busca de alternativas para a inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, propiciando informações e orientações ao trabalhador na procura por emprego e, aos empregadores, na busca de recursos humanos, promovendo o encontro de ambos de maneira ágil, minimizando o custo social causado pelo desemprego.

Os postos oferecem serviços de Intermediação de Mão de Obra, Habilitação ao Seguro-Desemprego e Emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). As pessoas também podem fazer inscrições no Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) e no Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF).

Com a renovação do convênio, o PAT Birigui poderá atender na cidade por mais cinco anos. “O posto é mais um benefício que a Prefeitura, através da Sedecti, oferece aos munícipes. Com essa crise financeira, o PAT tem papel essencial no auxílio da busca de vagas”, comentou o prefeito Pedro Bernabé.

Serviço – Segundo a diretora técnica do PAT Birigui, Nelcy Ribeiro, as empresas podem disponibilizar vagas pelo site: maisemprego.mte.gov.br, pelo e-mail: patbirigui@emprego.sp.gov.br , pelo telefone: (18) 3642-3778 ou ainda diretamente no PAT (rua Nilo Peçanha, 301, Centro). O atendimento é das 8h às 16h.

Vale informar que os serviços são inteiramente gratuitos e que além dos moradores de Birigui o posto atende moradores de cidades vizinhas.

No momento o PAT está com inscrições abertas para o Time do Emprego. As inscrições começaram nesta terça-feira, dia 5 de julho, e vão até o dia 14 de julho.

O Time do Emprego começará no dia 18 de julho, com encontros três vezes por semana e se encerra no dia 12 de agosto. Os encontros acontecem das 14h às 17h. Podem se inscrever pessoas acima de 16 anos, desempregados ou que estão em busca do primeiro emprego. Ocorrerão 12 encontros, onde serão abordados 10 temas:

1 - Orientações sobre o Time do Emprego

2 - Quem sou eu - Minhas habilidades e competências

3 - Desenvolvimento do currículo

4 - Formulário de solicitação de emprego e entrevista

5 - Técnicas de procura de emprego

6 - Este emprego é para mim

7 - Mantendo-me Saudável

8: Testes aplicados pelos empregadores

9 - Planejamento financeiro

10 - Trabalho por conta própria

NÚMEROS

Confira abaixo os dados de atendimentos realizados pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui (PAT) no primeiro semestre de 2016:

Emissão de CTPS: 247

Vagas oferecidas: 151

Encaminhamentos para vagas: 384 trabalhadores

Colocados no mercado de trabalho: 79 trabalhadores

Seguro-Desemprego: 1245 desempregados

Trabalhadores atendidos em busca de emprego: 3.123

Total geral de trabalhadores cadastrados no sistema: 7730, somente em Birigui.

Texto: Assessoria de Imprensa

Fotos: Alex Brasileiro