04/08/2016
Saúde recebe prêmio estadual por qualidade na prestação de informações sobre natalidade

A Secretaria de Saúde de Birigui recebeu certificado em reconhecimento pela qualidade da coleta, processamento, fluxo e divulgação sobre nascimentos ocorridos na cidade no SINASC (Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos), do governo estadual, referente a 2014. As informações são lançadas no banco de dados do sistema pela Vigilância Epidemiológica do município.

O evento da “Premiação Estadual SIM e SINASC” ocorreu na última quinta-feira (28 de julho), em São Paulo. A diretora da Vigilância Epidemiológica, Maria Helena Martins Yazawa, esteve na cerimônia recebendo o prêmio. A certificação foi concedida pela CCD (Coordenadoria de Controle de Doença), da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

O prefeito Pedro Bernabé recebeu o certificado da secretária municipal de Saúde, Andrea Benvenuta Antonio, na tarde desta quarta-feira (4 de agosto). O chefe do Executivo parabeniza toda equipe da Vigilância Epidemiológica pelo empenho na melhoria da qualidade das informações coletadas pelo SINASC.

PADRÃO

De acordo com a CCD, os certificados foram atribuídos às cidades do estado que apresentaram os bancos de dados do SIM (Sistema de Informações de Mortalidade) ou do SINASC (Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos) com o padrão de qualidade definido e categorizado de acordo com os critérios estabelecidos na portaria CCD/SES-SP – 18/2016.

O objetivo da certificação é incentivar as cidades paulistas na busca pelo padrão de qualidade deste sistema; mediante a necessidade de normatizar a avaliação dos bancos de dados do SINASC e do SIM de forma a garantir a padronização do processo desenvolvido pelos municípios no Estado de São Paulo em busca de melhorias no sistema.

O SISTEMA

O SIM/SINASC é um sistema informatizado com a premissa de descentralização do processo de coleta, processamento e consolidação de dados quantitativos e qualitativos, referentes aos óbitos e nascimentos informados em todo território nacional. O CCD realiza o cadastro, fiscalização e controle de todos os usuários do sistema no estado.

Trata-se de uma importante ferramenta de gestão por possuir variáveis que permitem formulação de indicadores epidemiológicos estratégicos para o planejamento das ações e tomada de decisão em diversas áreas da assistência à saúde. O documento básico que alimenta o SINASC é a Declaração de Nascido Vivo e o documento básico que alimenta o SIM é a Declaração de Óbito.

Texto: Rafael Lopes

Foto: Tiago Lotto