10/08/2016
Birigui obtém melhor nota da região no índice de gestão fiscal em avaliação realizada pela Firjan

A gestão fiscal da Prefeitura de Birigui, ou seja, a forma como os tributos pagos pela população é administrado, foi bem avaliada no IFGF (Índice Firjan de Gestão Fiscal), elaborado pela Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), tendo como base dados de 2015. O município obteve a nota 0,6573, sendo o melhor colocado da região nos rankings estadual e nacional.

Com a nota, Birigui conseguiu o conceito geral B (de boa gestão), ocupando a 41ª colocação no ranking estadual e a 271ª posição no ranking nacional. O IFGF é composto por cino indicadores: receita própria, gastos com funcionários, investimentos, custo da dívida e liquidez. Neste último componente o município conseguiu nota máxima.

“Nossa classificação supera cidades como São Caetano do Sul, Barueri (Alphaville), Araras, Mauá, Santo André e Sorocaba. O índice mostra que estamos administrando corretamente nossos tributos. Esta gestão atua de maneira ética e transparente, exatamente por isso tivemos todas as contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo”, comentou o prefeito Pedro Bernabé.

ÍNDICE

Lançado em 2012, o Índice Firjan de Gestão Fiscal é uma ferramenta de controle social que tem como objetivo estimular a cultura da responsabilidade administrativa, possibilitando maior aprimoramento da gestão fiscal dos municípios, bem como o aperfeiçoamento das decisões dos gestores públicos quanto à alocação dos recursos.

O índice é construído a partir dos resultados fiscais das próprias prefeituras – informações de declaração obrigatória e disponibilizadas anualmente pela STN (Secretaria do Tesouro Nacional). A pontuação varia entre 0 e 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, melhor a gestão fiscal do município no ano em observação.

De acordo com a variaçãom o conceito pode ser A - gestão de excelência (resultado superior a 0,8 pontos); conceito B – boa gestão (entre 0,6 e 0,8 pontos); conceito C – gestão em dificuldade (entre 0,4 e 0,6 pontos); e conceito D – gestão crítica (com índice inferior a 0,4).

Texto: Rafael Lopes e Tiago Lotto

Foto: Rafael Lopes