25/08/2016
Vacinação contra raiva em cães e gatos ocorrerá em 31 postos neste sábado (27), em Birigui

A Prefeitura de Birigui informa que neste sábado (27 de agosto) haverá o “Dia D” da vacinação de cães e gatos contra o vírus da raiva. Equipes do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses), órgão da Secretaria Municipal de Saúde, estarão aplicando as vacinas em 25 postos fixos e seis volantes distribuídos em pontos estratégicos da cidade.

Os postos serão montados em frente de escolas, UBSs (Unidades Básicas de Saúde), praças, igrejas e estabelecimentos comerciais. Nos pontos fixos a vacinação será das 8h às 16h. Nos volantes, das 8h às 12h ou das 13h às 16h (veja a relação dos postos abaixo). O responsável adulto deverá levar o animal munido com carteira de vacinação. Caso não possua, o documento será entregue no local.

Para ser vacinado, o animal deve ter mais de três meses de vida e estar em boas condições de saúde. Os cães deverão estar com coleiras e focinheiras e os gatos conduzidos em sacos ou caixas apropriados, para evitar brigas com outros animais ou ferir as pessoas. O CCVZ recomenda evitar que os bichos façam esforço físico intenso antes e depois de serem vacinados.

Segundo o chefe de seção do CCVZ, Ricardo Antônio de Oliveira, a vacinação é importante para manter a cidade livre da doença. "A raiva está controlada no município, mas as ações preventivas continuam para que a doença não apareça mais no município. Por isso, procure o posto mais próximo de sua casa e leve seu bicho de estimação para ser vacinado”, pediu.

CAMPANHA

A vacinação começou no dia 18 pela zona rural. Equipes do CCVZ estão percorrendo as propriedades aplicando as doses nos bichos. Mais de 800 cães e gatos foram imunizados até esta quarta-feira (24). De segunda a sexta-feira, os animais podem ser vacinados também no Canil Municipal, na rua Das Palmeiras, 30, Cidade Jardim, das 7h30 às 13h30.

A raiva é uma doença grave causada por vírus que ataca o sistema nervoso central dos animais e humanos. É transmitida por meio de mordidas, arranhões ou lambedura do animal contaminado. O último caso da doença registrado em Birigui foi em 1997, em cães. Desde 2010 também não há ocorrências de morcegos capturados com o vírus.

RELAÇÃO DOS POSTOS DE VACINAÇÃO - 27 DE AGOSTO

Postos Fixos - Das 8h às 16h

Em frente à Escola Estadual Hermínio Cantisani - Jardim Flamengo

Em frente à UBS 9 João Crevelaro