30/08/2016
Campanha de Vacinação Antirrábica imunizou mais de 4,2 mil cães e gatos no último sábado (27)

A Prefeitura de Birigui informa que 4.240 animais, sendo 3.705 cães e 535 gatos, foram imunizados contra o vírus da raiva durante a campanha ocorrida no último sábado (27 de agosto) na área urbana. Equipes do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses), órgão da Secretaria Municipal de Saúde, atuaram em 31 postos espalhados pela cidade.

Segundo o chefe de seção do CCVZ, Ricardo Antônio de Oliveira, a vacina antirrábica será aplicada até o dia 16 de setembro, das 7h30 às 13h30, no Canil Municipal – rua Das Palmeiras, 30, no bairro Cidade Jardim. Portanto, quem perdeu a campanha de sábado pode levar o animal doméstico durante a semana no local para ser vacinado gratuitamente.

Devem ser vacinados os bichos domésticos com mais de três meses de vida e em boas condições de saúde. Os cães deverão ser conduzidos com coleiras e focinheiras e os gatos em sacos ou caixas apropriados. É necessário levar a carteirinha de vacinação do animal. O CCVZ recomenda evitar que os bichos façam esforço físico intenso antes e depois de serem vacinados.

“Pedimos aos proprietários que levem seus cães e também os gatos até o canil municipal para serem vacinados. É de suma importância que todos os animais de estimação sejam imunizados, pois só assim conseguiremos manter a nossa cidade livre do vírus da raiva. Além de afetar os mamíferos, a doença pode infectar o homem e não tem cura”, alertou Oliveira.

ÁREA RURAL

A vacinação antirrábica continua também na área rural do município. Equipes do CCVZ estão percorrendo as fazendas, sítios e chácaras aplicando as doses da vacina nos bichos. Conforme balanço divulgado pelo órgão, 1.413 caninos e felinos foram imunizados contra a doença até a última sexta-feira (26) na área.

Texto: Rafael Lopes

Foto: Tiago Lotto