09/09/2016
Mutirão contra o Aedes aegypti acontece neste sábado (10) no Grande Toselar

A Secretaria de Saúde de Birigui promove neste sábado (10) mais um mutirão de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. A ação será na região conhecida como Grande Toselar.

A mobilização contará com aproximadamente 80 pessoas, entre agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias e supervisores. A meta é vistoriar aproximadamente 2 mil imóveis, entre residências, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios. A concentração das equipes será às 7h30 na UBS 2 (Unidade Básica de Saúde), na rua Dr. Luiz de Toledo Piza Sobrinho, 574.

Além de trabalhar a conscientização dos moradores, os agentes vão eliminar focos de proliferação do mosquito, como garrafas, plásticos, pneus, lonas e latas, e aplicar larvicida, quando necessário. Não serão recolhidos móveis, galhos e restos de construção.

Esta é mais uma atividade dos agentes de saúde e supervisores da Prefeitura que atuam nos mutirões aos sábados, por meio de parceria com o governo de São Paulo, que remunera os profissionais que trabalham. Trata-se da campanha estadual "Todos juntos contra o Aedes aegypti".

Segundo a Secretaria de Saúde de Birigui, os trabalhos seguirão de forma ininterrupta por toda a cidade, com as visitas casa a casa para controle de criadouros e bloqueios com nebulização, além das ações educativas.

“Pedimos que os munícipes continuem nos ajudando a evitar a proliferação do mosquito. A regra básica é não deixar a água limpa parada em qualquer tipo de recipiente. A guerra contra o Aedes continua e não podemos vacilar. Temos que ter atenção constante”, frisou o prefeito Pedro Bernabé.

Texto: Assessoria de Imprensa