A Prefeitura de Birigui, através do Deptrans (Departamento de Trânsito e Serviços), vai instalar no município 32 novos redutores de velocidade, as conhecidas lombadas e lombofaixas. O trabalho começa na próxima quinta-feira, dia 15 de setembro, e será feito pela empresa Pavilux Pavimentação e Terraplanagem Eirelli, de São Palo, vencedora da licitação.
A implantação dos redutores é um pedido do prefeito Pedro Bernabé, que logo no início de sua gestão, em janeiro de 2013, solicitou ao Deptrans estudos sobre como melhorar a mobilidade urbana de Birigui.
Na tarde desta terça-feira (13) o prefeito, o secretário municipal de Segurança Pública, Adão Panini, o secretário municipal de Comunicação, Tiago Lotto, e o diretor do Deptrans, Wagner Pedrosa, receberam no Paço os diretores Celso Augusto Martins e Arnaldo Flávio dos Santos, representantes da Pavilux, empresa responsável pelo serviço. A previsão dos responsáveis é terminar o serviço em 15 dias.
Segundo o chefe do Executivo, para implantar os redutores de velocidade a Prefeitura de Birigui vai investir R$ 100.000,00. “Essa verba é do Sistema Municipal de Trânsito. Vamos usar todas as multas por infração de trânsito em ações que buscam melhorar a segurança dos motoristas e pedestres. Toda multa paga pelo munícipe será revertida em melhorias para os moradores de Birigui, que ganharão um trânsito mais organizado e seguro”, falou o prefeito.
De acordo com o diretor do Deptrans, Wagner Pedrosa, várias intervenções já foram realizadas, principalmente em vias de fluxo intenso, como alterações viárias (sentidos de direção), reforço das sinalizações verticais e horizontais, implantação de semáforos, lombofaixas, além de lombadas e rotatórias.
“A Prefeitura investe ainda em ações educativas e de fiscalização. Todas as melhorias realizadas ajudam a diminuir o número de acidades na cidade”, disse Wagner Pedrosa, lembrando que os redutores serão instalados próximos de escolas, creches, UBSs e locais de grande fluxo de veículos e pessoas.
O Deptrans informou que até dezembro do ano passado Birigui contava com uma frota de 91.142 veículos, entre automóveis, motocicletas, motonetas, caminhões e outros. De acordo com o órgão, velocidade excessiva, imprudência e desrespeito à sinalização e normas do trânsito, como não usar cinto de segurança e falar ao celular, são os principais influenciadores para a ocorrência de acidentes.
Para o prefeito, os novos redutores de velocidade irão ajudar a diminuir o número de acidentes no trânsito. “Os redutores serão implantados em pontos estratégicos, próximo de escolas, creches e grande fluxo de pessoas. Um amplo estudo foi feito para desenvolvermos essa ação”, completou o chefe do Executivo.
LOCAIS – Conheça abaixo os pontos da cidade que receberão os novos redutores de velocidade:
Ruas: Eralina Ferreira do Nascimento; Joaquim Ceciliatti; Valério Anhê Ribalta; Salvador Sanches; Antonio Agatielo; Gerônimo de Souza Santos; Santa Cecília; Benjamim Lot; Silvares; Bom Jesus; Noroeste; Benjamim Strozzi; Luiz Maroni; Padre Geraldo; Leonora Fiorott e rua Dr. Luiz Pizza Sobrinho.
Avenidas: Afif José Abdo; Isaura Albani; Pedro Gonçalves; Nelson Calixto, Vitória Régia e João Cernack.
Comunicação Prefeitura
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa
|