14/09/2016
NA CAPITAL: 105 anos de Birigui será tema de exposição no Conjunto Nacional da Avenida Paulista

Um resumo com fotos, objetos de arte, pequenos textos e apresentações musicais que destacam a história de Birigui será exposto no Espaço Cultural Conjunto Nacional, que fica na Avenida Paulista, principal avenida da capital do Estado de São Paulo e uma das mais movimentadas do mundo.

Com o tema “Birigui na Paulista”, a exposição será realizada de 26 de setembro até 1º de outubro, das 9h às 21h, no piso térreo do Conjunto Nacional, que fica na Avenida Paulista, 2.073. A entrada é franca.

O convite para participar da exposição foi feito em junho deste ano pela Associação Paulista Viva e pelo Conjunto Nacional. O prefeito Pedro Bernabé aceitou o convite e a Prefeitura de Birigui firmou parceria com os envolvidos. O chefe do Executivo agradeceu a presidente da Associação Paulista Viva, Drª Vilma Peramezza, que ofereceu o espaço a custo zero para o município de Birigui, o primeiro do Estado a expor no espaço.

“No ano em que completa 105 anos de fundação, teremos um pouco da história, das personalidades e dos potenciais social, cultural, esportivo e econômico de Birigui, a conhecida Cidade Pérola”, comentou o prefeito. Segundo ele, será possível apresentar no ‘coração de São Paulo’ o potencial empreendedor e produtivo de Birigui, suas atividades variadas e sua aptidão para o empreendedorismo.

Além do destaque na produção de calçados, que transformou Birigui na Capital Brasileira do Calçado Infantil, a exposição também mostrará a diversidade de produção do município, como a produção de aquecedores solares, peças para aviões, móveis, metalurgia e demais destaques de outros setores.

“Apesar das características de cidade industrial, Birigui mantém apaixonante simplicidade caipira, naturalmente enraizada em suas origens”, comentou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Lino Tonsig, nomeado pelo prefeito como o coordenador geral da exposição.

O prefeito Pedro Bernabé destacou que o Conjunto Nacional registra uma população fixa de 5.000 pessoas/dia e uma população flutuante de 30.000 pessoas/dia. Visitam o local empresários, comerciantes, estudantes, moradores, turistas, investidores, entre outros interessados.

“Essa ação inédita é uma forma de mostrarmos a nossa história, nossa gente, nossos talentos, nosso desenvolvimento econômico, nosso empreendedorismo público e privado para o Estado de São Paulo e para o Brasil”, completou o chefe do Executivo.

Na abertura do evento (dia 26 de setembro) haverá apresentação artística da Banda Tribuss (12h30 e às 18h). Já no dia do encerramento (1 de outubro) haverá apresentação artística do Grupo de Sanfoneiros de Birigui (12h30 e às 18h).

Exposição Birigui na Paulista

Data: de 26/09 até 01/10/2016

Local: Conjunto Nacional, Avenida Paulista, 2.073 (piso térreo)