15/09/2016
Secretaria de Saúde realiza mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti neste sábado (17)

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui promove neste sábado (17) um mutirão de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. Os trabalhos acontecerão nos bairros Jussara Maria, Vila Isabel de Almeida Marin, Jardim Primavera, Manoela, Edilsinho Capuano, Novo Jardim Stábile, Vale do Sol, Laluce 1 e 2, Vale do Bosque e Conjunto Habitacional Maria Gaba Stabile.

Na ação, que integra a campanha estadual “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti”, serão mobilizados 122 pessoas, entre agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias e supervisores. Cada profissional envolvido receberá do governo do Estado de São Paulo remuneração extra de R$ 120.

VARREDURA

O mutirão será realizado das 7h30 às 13h30. A previsão é vistoriar 2.200 imóveis, entre residências, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios. Os trabalhos das equipes incluem a varredura de focos do mosquito, com a eliminação de recipientes que possam acumular água, tratamento químico (quando necessário), bem como orientações à população. Não serão recolhidos móveis, galhos e restos de construção civil.

Desde janeiro a Secretaria de Saúde vem promovendo mutirões e ações de controle do mosquito no município. Em fevereiro houve vários arrastões com o apoio do Exército de Lins. Os agentes também trabalharam durante 13 sábados nos meses de março a maio nos mutirões. A campanha em parceria com o governo estadual retornou neste mês e segue até dezembro.

“O mutirão reforça as ações que executamos diariamente, como as visitas casa a casa e bloqueios com nebulização. O combate intensivo aos focos do Aedes é uma das prioridades da administração e deve ser realizado em conjunto com a população. Pedimos que os municípes continuem nos ajudando a evitar a proliferação do mosquito”, frisou a secretária de Saúde, Andrea Benvenuta Antonio.

Texto: Rafael Lopes