16/09/2016
Prefeito Pedro Bernabé vistoria instalação de redutores de velocidade

A Prefeitura de Birigui iniciou nesta quinta-feira (15) a instalação de 32 novos redutores de velocidade. O trabalho está sendo feito pela empresa Pavilux Pavimentação e Terraplanagem Eirelli, de São Palo, vencedora da licitação. O Departamento Municipal de Trânsito (Deptrans) também atua no serviço, apoiando a empresa e realizando a instalação das placas de sinalização e a pintura das lombadas e das lombofaixas.

A implantação dos redutores é um pedido do prefeito Pedro Bernabé, que no início de sua gestão, em janeiro de 2013, solicitou ao Deptrans estudos sobre como melhorar a mobilidade urbana de Birigui. O investimento por parte da administração é de R$ 117.800,00, valor arrecadado pelo Deptrans através das multas aplicadas no trânsito.

“Essa verba é do Sistema Municipal de Trânsito. Vamos usar todas as multas por infração de trânsito em ações que buscam melhorar a segurança dos motoristas e pedestres. Toda multa paga pelo munícipe será revertida em melhorias para os moradores de Birigui, que ganharão um trânsito mais organizado e seguro”, falou o prefeito Pedro Bernabé, que na tarde desta quinta-feira (15) visitou pontos onde os redutores estão sendo instalados. Ele esteve acompanhado do diretor municipal de Trânsito, Wagner Pedrosa.

De acordo com o diretor do Deptrans, várias intervenções já foram realizadas, principalmente em vias de fluxo intenso, como alterações viárias (sentidos de direção), reforço das sinalizações verticais e horizontais, implantação de semáforos, lombofaixas, além de lombadas e rotatórias.

“A Prefeitura investe ainda em ações educativas e de fiscalização. Todas as melhorias realizadas ajudam a diminuir o número de acidades na cidade”, disse Wagner Pedrosa, lembrando que os redutores estão sendo instalados próximos de escolas, creches, UBSs e locais de grande fluxo de veículos e pessoas.

Estão sendo implantadas as lombadas com 1,50 metros de comprimento, oito centímetros de altura e largura igual à da rua/avenida, mantendo-se as condições de espaço para a drenagem superficial. Já as lombofaixas contam com 3,70 metros de comprimento, altura de até dez centímetros e também largura igual da rua/avenida. Todos os pontos onde os redutores foram instalados ganharão placas de sinalização para alertar os motoristas.

O Deptrans informou que até dezembro do ano passado Birigui contava com uma frota de 91.142 veículos, entre automóveis, motocicletas, motonetas, caminhões e outros. De acordo com o órgão, velocidade excessiva, imprudência e desrespeito à sinalização e normas do trânsito, como não usar cinto de segurança e falar ao celular, são os principais influenciadores para a ocorrência de acidentes.

LOCAIS – Conheça abaixo os pontos da cidade que receberão os novos redutores de velocidade:

Ruas: Eralina Ferreira do Nascimento; Joaquim Ceciliatti; Valério Anhê Ribalta; Salvador Sanches; Antonio Agatielo; Gerônimo de Souza Santos; Santa Cecília; Benjamim Lot; Silvares; Bom Jesus; Noroeste; Benjamim Strozzi; Luiz Maroni; Padre Geraldo; Leonora Fiorott e rua Dr. Luiz Pizza Sobrinho.

Avenidas: Afif José Abdo; Isaura Albani; Pedro Gonçalves; Nelson Calixto, Vitória Régia e João Cernack.

Texto e fotos: Tiago Lotto