20/09/2016
Prefeitura de Birigui inaugura Centro de Referência de Assistência Social no Portal da Pérola 2

O prefeito Pedro Bernabé e a primeira-dama e secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Marilene Galera Bernabé, inauguraram, na manhã desta segunda-feira (19 de setembro), a sede própria do Cras 4 (Centro de Referência de Assistência Social) Orlanda Macarini Palacio, no bairro Portal da Pérola 2.

Com 194,32 metros quadrados de área construída, o prédio possui recepção, duas salas de atendimento, administração, sala de reunião, sala de atividades, almoxarifado, cozinha e quatro banheiros, sendo dois adaptados. Foram investidos mais de R$ 440 mil, sendo R$ 350 mil do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e R$ 90 mil de contrapartida do município.

“Hoje para mim é um dia muito especial, pois mesmo diante de toda a dificuldade econômica, nossa administração está entregando mais uma importante obra para a comunidade. É por meio do Cras que podemos identificar as famílias que vivem em condições sociais fragilizadas e encontrar políticas públicas adequadas para a solução de problemas”, destacou Bernabé.

Em seu discurso, Marilene agradeceu a Secretaria Municipal de Obras, por meio do secretário Milton Lot, pelo apoio dado nas obras, bem como a equipe do Cras pelo trabalho que desenvolve junto à comunidade. “Acolher as pessoas não é só receber bem, mas também se colocar no lugar delas. E o atendimento aqui sei que é feito com muita dedicação”, disse.

Participando da inauguração, a diretora da Drads (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social) Araçatuba, Martha Helena Pimenta, afirmou que Birigui é uma cidade em excelência na área da assistência social. “A cidade tem todos programas do Estado sendo desenvolvidos para que a assistência seja realmente executada como política pública”, observou.

HOMENAGEM

O nome do Cras 4 é uma homenagem a Orlanda Macarini Palacio que colaborou como voluntária na construção da Igreja Sagrado Coração de Jesus (igreja da Santa Casa) e até ajudando os pacientes do hospital. Ela nasceu em Birigui, em 1919, e viveu até os 87 anos, deixando uma lição de amor pela vida, fé, doação e persistência.

Estiveram presentes na solenidade a sobrinha e afilhada de dona Orlanda, Sônia Regina Albani; a coordenadora do Cras, Lívia Goes da Fonseca; o capitão da 4ª Cia da Polícia Militar, Celso Toma; o doutor Wilson Galhego Garcia, da Faculdade de Odontologia da Unesp de Araçatuba; o diretor da Fateb, Eldir Scarpin, secretários municipais, servidores e moradores do bairro.

REFERÊNCIA

O Cras é referência para os moradores de 14 bairros da região norte: Conjunto Habitacional Margareth Del Bianco Vargas, Conjunto Habitacional Vereador Natal Mazucato, Jardim das Oliveiras, Jardim do Lago, Jardim Paraíso, Residencial Athenas, Acapulco, Campo Belo, Portal da Pérola 1 e 2, San Marino, Parque Dom Pedro, 2º Distrito Industrial e Portal do Parque 3.

Atualmente, 1.878 famílias em situação de vulnerabilidade social estão referenciadas na unidade, que realiza cerca de 350 atendimentos individuais por mês, além de 11 reuniões com famílias. Conta com quatro assistentes sociais, três auxiliares de assistência social, psicóloga, monitora de atividades complementares, recepcionista e auxiliar de serviços gerais.

SERVIÇO

O Centro de Referência de Assistência Social Orlanda Macarini Palacio funciona na rua Valério Anhê Ribalta, 730, no bairro Portal da Pérola 2. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Informações (18) 3634-1079.

Texto e fotos: Rafael Lopes