21/09/2016
UBSs de Birigui abrem neste sábado para campanha de multivacinação de crianças e adolescentes

As nove UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Birigui estarão abertas neste sábado (24 de setembro), das 8h às 17h, para o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com as prefeituras. A campanha é voltada para menores de 5 anos, crianças de 9 anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos.

A Vigilância Epidemiológica também estará funcionando no mesmo horário. No entanto, no departamento só será aplicada a vacina de HPV para meninas de 9 anos. O objetivo da ação é mobilizar os pais ou responsáveis a levarem seus filhos aos postos de saúde para iniciar o esquema vacinal ou atualizar o cartão de vacinação.

VACINAS

A multivacinação contempla 12 vacinas, que protegem contra 18 doenças: BCG, que protege contra a tuberculose; rotavírus, contra um dos principais agentes causadores da diarreia; poliomielite, contra a paralisia infantil; pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenza tipo B (Hib).

Serão aplicadas ainda a vacina pneumocócica conjugada 10-valente; meningocócica conjugada C; trivalente, contra sarampo, caxumba e rubéola; febre amarela; influenza, contra a gripe; varicela; hepatite A e a vacina HPV, que previne contra o câncer de colo de útero e verrugas genitais. Todas estas vacinas compõem o calendário de vacinação.

ATÉ 30 DE SETEMBRO

A campanha de multivacinação começou na última segunda-feira (19) e vai até o dia 30 de setembro em todas as UBSs do município. “É fundamental que os pais levem a caderneta de vacinação dos filhos para que os profissionais possam fazer a conferência das doses que necessitam ser aplicadas”, disse a diretora da Vigilância Epidemiológica, Maria Helena Martins Yazawa.

Com a nova edição da campanha, o Ministério da Saúde informou que espera a redução das doenças imunopreveníveis no País, além de diminuir o abandono à vacinação. “Como a vacinação será de forma seletiva para a população-alvo, não há uma meta a ser alcançada pelos municípios”, destacou o governo federal.

Texto e foto: Rafael Lopes