27/09/2016
Prefeitura de Birigui publica decreto que dispõe a institucionalização do Pacto Global da ONU

A Prefeitura de Birigui publicou decreto que dispõe sobre a institucionalização, o apoio e a divulgação dos princípios do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas) no âmbito do município. O decreto foi publicado no último dia 16 de setembro. Além da assinatura do prefeito Pedro Bernabé, todos os Secretários Municipais também assinaram o documento. Desde maio deste ano a atual administração se tornou signatária do Pacto, quando o chefe do Executivo esteve no escritório do Pacto Global das Nações Unidas em São Paulo.

O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, e tem como objetivo mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios que refletem os valores fundamentais estabelecidos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

“A Prefeitura de Birigui já conta com ações que seguem os princípios do Pacto Global da ONU. Outras ainda serão implantadas e exatamente por isso procuramos o escritório da ONU em São Paulo, que adicionou Birigui no rol de integrantes da Rede Brasil”, falou o prefeito Pedro Bernabé.

De acordo com o chefe do Executivo, Birigui está alinhado com o objetivo do Pacto Global de encorajar políticas públicas com os valores e objetivos aplicáveis internacionalmente e universalmente acordados, estimulando-se internamente, como também o setor empresarial local a integrar essa rede mundial.

Entre as ações que são desenvolvidas pela Prefeitura de Birigui, que seguem os princípios do Pacto Global, o prefeito destacou as seguintes:

*Meio ambiente: a Prefeitura instalou na região central da cidade lixeiras ecológicas (Projeto Eco Birigui); criou lei municipal que disponibilize a energia solar fotovoltaica nos prédios públicos municipais (postos de saúde, escolas, creches e outros prédios públicos municipais poderão captar energia solar, gerando economia ao erário público).

*Direitos humanos: valorização da pessoa idosa, com diversas atividades envolvendo esse público; realização dos JORI (Jogos Regionais do Idoso).

*Relações do trabalho: implantação do Balcão de Oportunidades, criação da Comissão Municipal de Emprego e a criação do Agiliza Birigui.

*Combate à corrupção: lei de acesso à informação, lei de transparência ativa e implantação do pregão eletrônico.

“Que os próximos gestores continuem com essa iniciativa, que internamente esses princípios sejam seguidos. Que as empresas e a comunidade em geral também desenvolvam ações que possam colaborar com esses princípios, que traz uma sociedade mais ética, mais justa, mais sustentável e igualitária”, completou o prefeito Pedro Bernabé.

Conheça mais sobre a Rede Brasil do Pacto Global: (www.pactoglobal.org.br).