27/09/2016
Birigui ganha espaço de acolhimento, proteção e convivência com capacidade para atender 50 idosos

Birigui ganhou o Centro Dia do Idoso “Francisco Belmonte Vargas”, inaugurado nesta terça-feira (27 de setembro). A unidade, localizada na avenida Vitória Régia, 2.230, no bairro São Braz, é destinada a proporcionar serviços socioassistenciais, acolhimento, proteção e melhorar a convivência de idosos semidependentes com idade igual ou superior a 60 anos.

“É com muita alegria que estamos entregando mais uma obra na área social. O país e o nosso município está envelhecendo, por isso, precisamos cada vez mais de políticas públicas que possibilitem aos idosos viverem melhor. Por isso, decidimos investir neste Centro Dia do Idoso para oferecer acolhimento digno para a maior idade”, afirmou o prefeito Pedro Bernabé.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Marilene Galera Bernabé, disse que o Centro Dia vai oferecer alimentação e atividades de lazer e cultura. “Vamos atender aqueles idosos cujas famílias não têm condições de dar atenção e cuidado durante o dia, pois precisam trabalhar. Ao final da tarde, o idoso volta para casa, mantendo os vínculos familiares”, explicou.

AMIGO DO IDOSO

Representando o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, a diretora da Drads (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social) de Araçatuba, Martha Helena Pimenta, entregou ao prefeito o Selo Amigo do Idoso, que certifica que o município tem promovido boas práticas públicas voltadas às pessoas da terceira idade.

“É muita satisfação e emoção participar desta inauguração porque dos 43 municípios da nossa região, Birigui é o único que tem o Centro Dia do Idoso”, destacou Martha. “Hoje a cidade é referência na área da assistência social, tendo todos os programas e equipamentos do Estado necessários para que a política de assistência social seja bem executada”, completou.

Estiveram presentes ainda na solenidade a esposa do homenageado (Francisco Belmonte Vargas), Aparecida Batagelo Vargas e a amiga da família Adriana Salvador Rosa; a coordenadora do Centro Dia do Idoso, Juliana Gabriele Marcolino; o diretor geral da Câmara, Celso Mantovani; secretários municipais, moradores do bairro, entre outras autoridades.

INVESTIMENTO

Construído numa área de 1.731,25 metros quadrados, o centro possui duas salas administrativas, duas salas de repouso, sala de ambulatório, lavandeira, cinco banheiros, sendo três adaptados, cozinha, espaço multiuso e sala de convivência. O investimento do governo do Estado foi de R$ 500 mil, com contrapartida da Prefeitura de R$ 356.706,41, totalizando R$ 856.706,41.

A seleção dos beneficiários está sendo feita dentre as famílias que já são atendidas nas quatro unidades do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social). A princípio, serão atendidos 25 idosos, sendo que este número será aumentado gradativamente até atingir a capacidade do local, que é de 50 vagas.

Texto e fotos: Rafael Lopes