03/10/2016
“Birigui na Paulista” reuniu vários biriguienses que moram na capital; Exposição superou expectativa

“Estamos extremamente satisfeitos. A exposição Birigui na Paulista superou nossa expectativa”, resumiu o prefeito Pedro Bernabé no encerramento da exposição que ocorreu no Conjunto Nacional, de 26 de setembro a 1º de outubro, em São Paulo.

A exposição “Birigui na Paulista”, idealizada pelo prefeito, ocorreu através de uma parceria envolvendo a Prefeitura de Birigui, a Associação Paulista Viva e o Conjunto Nacional. “A exposição abriu as comemorações dos 105 anos do município, já que a cidade faz aniversário dia 8 de dezembro”, falou o chefe do Executivo.

A exposição reuniu fotos, objetos de arte, vídeos, pequenos textos e apresentações musicais. O material exposto no Conjunto Nacional, que fica na Avenida Paulista, 2.073, reuniu vários biriguienses que residem em São Paulo.

“Tivemos 68 famílias de biriguienses que registraram presença no nosso livro de registro. Outros biriguienses também visitaram a exposição, porém não registraram presença”, comentou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Lino Tonsig. Para ele, o ápice do evento foi no encerramento (dia 1º de outubro), quando cinco sanfoneiros de Birigui se apresentaram no Conjunto Nacional e também na Avenida Paulista.  “Os sanfoneiros fizeram duas apresentações emocionantes: uma às 12h30 e outra às 18h”, falou Lino.

Estiveram “agitando” o evento os sanfoneiros Rafael Zago, Marcos Tinareli, Seu Oscar Damaceno (o sanfoneiro mais antigo e ativo, com 77 anos), Gabriel Casagrande e Mário Bonfim. “Foi uma emoção enorme. Estou me sentindo como um menino”, brincou Seu Oscar, que foi até São Paulo com seus familiares.

Contato - Apesar das características de cidade industrial, Birigui mantém apaixonante simplicidade caipira, naturalmente enraizada em suas origens. Com a exposição, os biriguienses que residem na capital puderam se encontrar pessoalmente, “fugindo” do contato via redes sociais.

“Esse contato pessoal, o chamado olho no olho, foi emocionante. Reencontrei amigos de minha infância. Parabéns Dr. Pedro Bernabé, que através desta ação dá a visibilidade que Birigui merece”, comentou o biriguiense Vivaldo De Andrade Júnior, que se mudou para a capital na década de 70.

Carlos Eduardo Giampá e Claudio Miragaia Perri (irmão do diplomata Flávio Miragaia, integrante da exposição) acompanharam a exposição das 10h às 13h. Em conversa com o prefeito Pedro Bernabé, relembraram dos tempos de adolescentes em Birigui. “Esse evento em São Paulo reuniu amigos do passado. A exposição mostra o verdadeiro potencial de Birigui”, comentou Claudio Miragaia.

A professora Kátia Strose, que também deixou Birigui na década de 70 para morar em São Paulo, disse que a visitar a exposição é uma nostalgia. “Gostei muito da exposição. Deu para matar a saudade da minha querida Birigui”, disse.

Arlete Momesso Belmonte e o marido Admir Belmonte Gavira mudaram de Birigui para São Paulo em 1972. “Essa exposição mostra o quanto Birigui evoluiu, cresceu, progrediu. Que o prefeito faça um projeto para levar a exposição para outros pontos de São Paulo. É uma iniciativa muito boa. Parabéns aos envolvidos”, disse Arlete.

Andrea Silva Pereira deixou Birigui há 12 anos. Depois de trabalhar em empresas do setor calçadista, atua em São Paulo no setor de telefonia. Ela levou na exposição duas amigas da capital. “Agora conheço melhor a cidade de Birigui”, disse a paulistana Wânia Oliveira.

Denize Camparelli Mediotti e Francisco da Silva Freitas deixaram Birigui na década de 70, assim como Mara Magalhães de Andrade e Daize Delfino de Andrade. O grupo elogiou a iniciativa do prefeito Pedro Bernabé. “Está tudo lindo. Parabéns”, citou Mara Magalhães.

Mário Rinaldini e seus familiares também visitaram a exposição no dia 1º de outubro, assim como a família Giampietro Sanches Paschoal.

“Temos a honra de ser o primeiro município a participar deste tipo de evento no Conjunto Nacional. É uma oportunidade para mostrarmos o potencial de Birigui em uma das avenidas mais visitadas do mundo”, completou o prefeito Pedro Bernabé.

Texto e fotos: Tiago Lotto