05/10/2016
Prefeitura de Birigui inicia instalação de aeradores superficiais na Estação de Tratamento de Esgoto

Começaram nesta quarta-feira (5 de outubro) as obras para a instalação de aeradores superficiais de baixa potência nas lagoas facultativas da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), no bairro rural Baixotes. O prefeito Pedro Bernabé acompanhou o trabalho executado pela empresa Emicol Eletro Eletrônica S/A, vencedora da licitação.

O chefe do Executivo esteve na estação de esgoto acompanhado do secretário municipal de Serviços Públicos, Água e Esgoto, Miguel Ribeiro, do secretário-adjunto da pasta, Marcos Antonio Albano, do diretor do departamento de Água e Esgoto, Marcos Antônio dos Santos, e do biólogo responsável pela ETE Valdomiro Ribeiro.

Serão instalados 27 aeradores, sendo 11 unidades na LF-01 (lagoa facultativa) e 16 na LF-02. O prazo previsto para a conclusão do trabalho é de 90 dias. O investimento no sistema de aeração é de R$ 978.904,86 mil, sendo R$ 800 mil do convênio com o Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) e R$ 178.904,86 mil de contrapartida do município.

EFICIÊNCIA

O prefeito Pedro Bernabé solicitou o recurso ao Fehidro em 2014, sendo o convênio assinado em 2015. O prefeito disse que os aeradores vão melhorar a eficiência do tratamento de esgoto, colocando a ETE dentro dos padrões exigidos, além de eliminar a formação de espuma nas lagoas e os odores gerados, conforme recomendação da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).

Os aeradores vão acelerar a produção de oxigênio aumentando a eficiência da oxidação da matéria orgânica. Vai atingir ainda todos os objetivos de melhorias operacionais e enquadramento do efluente tratado dentro dos parâmetros de lançamento, inclusive agindo para neutralizar a formação do gás sulfídrico que causa odores e também dificultando a formação de espumas”, explicou Bernabé.

RAMPAS

A atual administração municipal já realizou diversas melhorias na ETE e atualmente está construindo 12 rampas de escape para animais silvestres nas lagoas. “Pela proximidade com uma área de preservação ambiental algumas capivaras e preás acabam entrando na lagoa, precisando ser resgatadas. Com as rampas, os animais terão mais facilidade para sair”, disse o diretor do departamento de Água e Esgoto, Marcos Antônio dos Santos.

A ETE trata 100% os efluentes gerados em Birigui, provenientes das 43 mil ligações existentes. O tratamento é feito por sistema australiano, com duas lagoas anaeróbias, onde bactérias que não dependem de oxigênio decompõem a matéria orgânica, e três lagoas facultativas, com bactérias aeróbias e anaeróbias, para finalizar o tratamento e devolver a água limpa ao ribeirão Baixotes.

Texto e fotos: Rafael Lopes