07/10/2016
Biblioteca Pública Municipal de Birigui é contemplada com o programa estadual Bebelê

A Biblioteca Pública Municipal Dr. Nilo Peçanha de Birigui foi contemplada com o Bebelê 2.0, programa que inicia e estimula as potências cognitivas de crianças entres 6 meses e 4 anos, por meio de experiências lúdicas com os livros. Para receber o projeto, a Secretaria de Cultura e Turismo se inscreveu no edital lançado pela Organização Social SP Leituras.

Como prêmio pela seleção, a unidade receberá a doação de um kit completo composto por acervo de livros-brinquedos, materiais pedagógicos, tabletes, TV, móveis e outros recursos a serem empregados nas ações, bem como o custeio de despesas para que um funcionário participe das etapas de desenvolvimento da metodologia do projeto e capacitação.

TREINAMENTO

Nesta semana, o coordenador de ações culturais e responsável pelo programa Bebelê em Birigui, Paulo Bernardes, particpou da oficina de co-criação ministrada pelo Instituto Tellus, em São Paulo. Foram realizadas atividades que englobam o redesenho do projeto, a atualização da metodologia e a inclusão de novos recursos com o emprego de técnicas de planejamento Design Thinking.

O coordenador disse que no projeto será trabalhado a interação entre pais e filhos, para que as técnicas aprendidas sejam empregadas também em casa. “O objetivo será mostrar aos pais a importância do ato de ler e da interação com as histórias e o livros, e as suas consequências positivas no desenvolvimento infantil”, explicou Bernardes.

SOBRE O PROGRAMA

O programa Bebelê é fundamentado na teoria do Letramento Infantil (Early Literacy), definido pelo Nichd (National Institute of Child Health and Human Development) como “o que as crianças sabem sobre ler e escrever antes que elas possam de fato ler e escrever por contra própria”. Atualmente, o projeto é empregado na Biblioteca de São Paulo e no Parque Villa-Lobos, na capital paulista.

A biblioteca pública municipal de Birigui está entre as dez instituições do Estado de São Paulo contempladas com o programa Bebelê. A iniciativa é da SP Leituras, em parceria com o Instituto Tellus. O processo de seleção também contou com o apoio do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo) e da Secretaria de Estado da Cultura.

Texto: Rafael Lopes, com informações da Secretaria de Cultura e Turismo