13/10/2016
Prefeitura de Birigui, Siran e Senar promovem “Feira do Produtor Rural” dia 18 de outubro

O SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste), o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de São Paulo) e a Prefeitura de Birigui realizam no próximo dia 18 de outubro a “Feira do Produtor Rural 2016”.

O evento, aberto ao público das 16h às 20h, acontece na praça da avenida Governador Pedro de Toledo, ao lado do espaço sociocultural Irmãos Rinaldini, a chamada "casa de vidro", que fica no Centro.

Segundo o diretor do Departamento de Agricultura e Abastecimento da Prefeitura de Birigui, Fábio Moreno Martins, 13 produtores rurais foram capacitados pelo Senar. “O objetivo do Programa Feira do Produtor Rural é preparar o pequeno produtor rural para comercializar sua produção diretamente ao consumidor final, agregando valor a propriedade rural”, explicou ele.

A capacitação que teve início no dia 18 de abril de 2016, sendo dividida por módulos que discutiram normas e procedimentos para a organização do ambiente de uma feira e a venda de produtos.

“A capacitação tratou sobre a identificação dos produtos existentes na propriedade e que podem ser comercializados, bem como o planejamento da produção, as técnicas de comercialização, exposição de produtos e gestão de negócios”, completou Martins.

PERMANENTE

Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento, Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Silvia Mestriner, a Prefeitura apoiará o desenvolvimento do programa e a feira será realizada toda terça-feira, sempre na praça da avenida Governador Pedro de Toledo.

“Teremos representantes da Sedecti na Comissão Gestora do programa, juntamente com representantes do SIRAN, dos proprietários rurais e da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada)”, destacou a secretária.

O diretor do Departamento de Agricultura e Abastecimento lembrou que este trabalho em conjunto está previsto na lei municipal 6.265, de 23 de setembro de 2016, a lei que criou em Birigui a Feira do Produtor Rural.

“A feira tem por objetivo oferecer a população, diretamente e sem intermediários, produtos produzidos e oriundos da respectiva propriedade rural previamente cadastrada no Departamento de Agricultura e Abastecimento, como forma de proporcionar condições de geração de emprego e renda no município”, explicou Fábio Moreno.

O diretor lembrou que somente poderá fazer parte desta feira o produtor rural que efetivamente participar de cursos de treinamento e capacitação oferecidos pelo SENAR. “A feira receberá acompanhamento do SENAR nas primeiras quatro edições. Depois, a partir da quinta edição, o grupo ganha autonomia e passará a ser coordenado pela Comissão Gestora”, completou ele.

Outras informações sobre Programa Feira do Produtor Rural poderão ser obtidas no Departamento de Agricultura e Abastecimento da Prefeitura de Birigui, que fica na rua Roberto Clark, 264. O telefone é (18) 3634-4136.

Texto: Assessoria de Imprensa

Fotos: Sedecti