13/10/2016
3º Festival Literário de Birigui acontece de 15 a 22 deste mês com mais de 70 atividades gratuitas

O 3º Flibi (Festival Literário de Birigui) começa neste sábado (15) e segue até o dia 22 de outubro com mais de 70 atividades, totalmente gratuitas, que englobam teatro, música, audiovisual, dança, oficinas, palestras, exposições, além de muita literatura. O evento é realizado pela Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e a Biblioteca Pública Municipal Dr. Nilo Peçanha.

Com o tema “Compartilhando Vivências e Saberes”, o festival busca a interação da diversidade artística em torno da literatura. “O Flibi preconiza, em se tratando de artes, o compartilhamento de vivência e saberes como instrumentos de valorização e dinamização de diálogos entre o formal e o informal, o acadêmico e o popular”, ressaltou o secretário de Cultura e Turismo, Lino Tonsig.

Para abrir a programação, a Cia Banda Tribuss apresenta neste sábado, às 20h, o espetáculo Joana, baseado na obra “Santa Joaninha e sua cruel peleja, contra os homens de guerra, contra os homens d’igreja”, do dramaturgo Timochenco Wehbi. A atração será encenada na Estação das Artes (antiga Estação Ferroviária), futura sede da Secretaria de Cultura e Turismo.

ABERTURA OFICIAL

Já a abertura oficial do 3º Flibi acontecerá no domingo (16), às 20h, na praça Dr. Gama, com o show Gafieira João de Barro, de São Paulo. Porém, a programação do dia terá início mais cedo: a partir das 10h, com a realização do projeto Comunidade Leitora, em parceria com o Programa Escola da Família, uma das novidades do festival.

A atividade acontecerá em sete escolas estaduais: Profº Antonio Sales de Oliveira, Profª Esmeralda Milano Maroni, Profº Hermínio Cantisani, Profº Ricardo Peruzzo, Profª Regina Valarini Vieira, Profª Terezinha Lot Zin e Profª Olívia Angela Furlani. Educadores do programa vão desenvolver atividades literárias com a comunidade.

Ainda no domingo, a partir das 17h, será realizado na praça Dr. Gama o 1º Encontro Gastronômico, com pratos da culinária da roça, japonesa e árabe. No mesmo local o público poderá participar das oficinas de artes manuais e de origami, da intervenção “Estado de Poesia” e de um jogo educativo. Às 19h haverá ainda a Ciranda pela Cultura da Paz, com a psicóloga Joana Paro.

PROGRAMAÇÃO

Conforme o secretário de Cultura e Turismo, a programação do Flibi é voltada para todas as faixas etárias. Entre os espaços que sediarão as atividades estão a Biblioteca Municipal, Teatro Popular do Sesi, Centro de Integração Social, praça James Mellor, Centro Sociocultural Irmãos Rinaldini, escolas públicas e particulares, entre outras instituições ligadas à cultura.

O 3º Flibi conta com a parceria da Secretaria de Estado da Cultura, MIS (Museu da Imagem e do Som), Poiesis, Oficina Cultural Timochenco Wehbi, Sesi, Sesc, Sistema Estadual de Museus de São Paulo, Sescoop-SP, Sicredi, Coeb, Apan (Associação de Psicólogos da Alta Noroeste), Escola Léia Abreu, Instituto Federal de São Paulo, Abaçaí e Editora Pindorama.

A programação completa do festival pode ser conferida no site oficial da Prefeitura (www.birigui.sp.gov.br), no banner específico sobre o evento, ou na página da Secretaria de Cultura e Turismo no Facebook (www.facebook.com/sculturbgi). Mais Informações podem ser obtidas pelos telefones (18) 3643-6192 ou 3644-9677.

Texto: Rafael Lopes