14/10/2016
Saúde faz mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti em quatro bairros neste sábado (15)

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui promove neste sábado (15 de outubro) mais um mutirão de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. A ação acontecerá das 7h30 às 13h30 nos bairros Portal da Pérola 1 e 2, San Marino e Conjunto Habitacional Margareth Josefina Del Bianco Vargas.

Na ação, que integra a campanha estadual “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti”, serão mobilizados 111 agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, além de 11 supervisores. Cada profissional envolvido receberá do governo do Estado de São Paulo remuneração extra de R$ 120.

As equipes vão vistoriar residências, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios. Os trabalhos incluem a varredura de focos do Aedes, com a remoção de recipientes que possam acumular água, e orientações à população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito. Não serão recolhidos móveis, galhos e restos de construção civil.

“O mutirão é um reforço às ações que executamos diariamente, como as visitas casa a casa e bloqueios com nebulização. O combate intensivo aos focos do Aedes, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, é uma das prioridades da administração municipal e deve ser constante, sempre em conjunto com a população”, frisou a secretária de Saúde, Andrea Benvenuta Antonio.

Texto: Rafael Lopes