17/10/2016
Prefeito faz abertura oficial e acompanha atividades do 3º Festival Literário de Birigui

O prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, fez na noite deste domingo (16 de outubro), na Praça Dr. Gama, às 20h, a abertura oficial do 3º Flibi (Festival Literário de Birigui). O evento é uma realização da Prefeitura de Birigui, organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo e a Biblioteca Pública Municipal Dr. Nilo Peçanha. As atividades começaram dia 15 e seguem até 22 de outubro.

“Teremos mais de 70 atividades gratuitas, entre elas teatro, música, dança, oficinas, palestras, exposições, além de muita literatura. Parabéns aos envolvidos nesta grande ação desenvolvida pela Prefeitura e seus parceiros”, disse o prefeito Pedro Bernabé na abertura oficial do Flibi.

O chefe do Executivo esteve acompanhado dos secretários municipais Lino Tonsig (Cultura e Turismo), Adão Panini (Segurança Pública), Tadeu Saravalli (Gabinete), Tiago Contador (Comunicação) e da primeira-dama Marilene Galera Bernabé (Assistência e Desenvolvimento Social).

Após a abertura oficial, os presentes na Praça Dr. Gama acompanharam show com o grupo João de Barro, de São Paulo, que veio para Birigui através da unidade local da Sicredi. A apresentação fez parte do Circuito Sescoop/SP de Cultura.

Com o tema “Compartilhando Vivências e Saberes”, o Flibi 2016 busca a interação da diversidade artística em torno da literatura. “O festival preconiza, em se tratando de artes, o compartilhamento de vivência e saberes como instrumentos de valorização e dinamização de diálogos entre o formal e o informal, o acadêmico e o popular”, ressaltou o secretário de Cultura e Turismo, Lino Tonsig.

Tribuss – Abrindo a programação do Flibi, a Cia Banda Tribuss apresentou no último sábado (15), às 20h, o espetáculo Joana, baseado na obra “Santa Joaninha e sua cruel peleja, contra os homens de guerra, contra os homens d’igreja”, do dramaturgo Timochenco Wehbi.

O espetáculo foi encenado na Estação das Artes (antiga Estação Ferroviária, na Praça Raul Cardoso), futura sede da Secretaria de Cultura e Turismo, e contou com a presença do prefeito Pedro Bernabé. “A apresentação foi muito emotiva. Fiquei surpreso com o espetáculo, que foi maravilhoso”, comentou o prefeito de Birigui.

Todas as informações sobre o Flibi 2016 estão disponíveis no site da Prefeitura de Birigui (www.birigui.sp.gov.br).

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa