26/10/2016
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia segue em Birigui até o dia 5 de novembro

A Prefeitura de Birigui, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Conscienti) e demais parceiros do Executivo promovem até o dia 5 de novembro a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016.

O evento acontece em função da Lei Municipal 6.071/2015, de autoria do prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, que inclui no calendário de eventos do município o Dia da Inovação, comemorado anualmente na cidade em 19 de outubro, quando também se comemora o Dia Nacional da Inovação.

Em sua 13ª edição, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada anualmente, sempre em outubro, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC). Este ano o evento ocorreu pelo país de 17 a 23 de outubro, porém, visando aproximar a Ciência e a Tecnologia da população biriguiense, a Prefeitura de Birigui e seus parceiros iniciaram ações dia 28 de setembro, com atividades agendadas até o dia 5 de novembro.

Segundo o diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Birigui e vice-presidente do Conscienti, Renato de Bianchi, a Semana é realizada por meio do Departamento de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia do MCTIC e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, instituições de ensino e pesquisa, escolas, entidades da sociedade civil, entre outros.

“A meta do governo federal, bem como a de Birigui, é aproximar as diversas instituições envolvidas com ciência e tecnologia ao dia da dia da população, possibilitando que mais pessoas sintam-se motivadas a desenvolver atividades ligadas a estas áreas”, comentou Renato de Bianchi.

“Buscamos criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da ciência e tecnologia, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema”, explicou ele.

A Prefeitura de Birigui tem como parceiros o Sesi, o Senai, a Diretoria Regional de Ensino, o Sinbi, o Instituto Federal de São Paulo Câmpus Birigui, a Fateb, a ETEC Paula Souza e o Sebrae/SP.

Acompanhe, abaixo, o que a programação traz até o dia 5 de novembro.

Semana da Indústria

De 25 a 27 de outubro

Realização de palestras no SINBI

Feira das Profissões