26/10/2016
Birigui é contemplada em programa que garante auxílio a egressos de internações psiquiátricas

Birigui foi contemplada pelo Ministério da Saúde com o programa “De Volta Para Casa”, que tem o objetivo de promover a reabilitação psicossocial de pessoas acometidas por transtornos mentais e que tenham permanecido por mais de dois anos internadas em hospitais psiquiátricos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), com um auxílio financeiro.

A adesão ao programa foi pleiteada pelo prefeito Pedro Bernabé em dezembro do ano passado. O município foi habilitado recentemente, por meio da portaria 1.818 publicada no dia 7 de outubro. Agora, biriguienses que forem selecionados poderão usufruir do auxílio reabilitação psicossocial no valor de R$ 412. Até o momento, nenhum munícipe foi identificado com o perfil do programa.

"O programa contribuirá para o processo de ressocialização de pessoas que viveram afastadas do convívio familiar e social por conta de longas internações psquiátricas na comunidade. Além disso, assegurará aos benefeciários o bem-estar e novas oportunidades de inclusão social por meio do trabalho e da geração de renda”, destacou Bernabé.

Conforme o Ministério da Saúde, o pagamento mensal do benefício é realizado diretamente ao paciente, por um período de um ano, podendo ser renovado caso a pessoa não esteja ainda em condições de se reintegrar completamente à sociedade. O auxílio é suspenso no caso de reinternação em hospital psiquiátrico ou hospital de custódia por período igual ou superior a 30 dias.

“Quando identificado algum paciente com o perfil exigido, o município o cadastrará junto ao Ministério da Saúde, que avaliará e indicará se a pessoa está apta a receber o benefício. Estamos verificando se pessoas transferidas para residências terapêuticas de Penápolis, após o fechamento do Hospital Felício Luchini, enquadram-se no programa”, informou a Secretaria Municipal de Saúde.

Texto: Rafael Lopes