27/10/2016
Dez bairros da região leste de Birigui recebem mutirão de combate ao Aedes aegypti neste sábado (29)

Dez bairros da região leste de Birigui recebem neste sábado (29 de outubro) mutirão para eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, a ação de prevenção e combate ao transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya contará com o apoio da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) de Araçatuba.

Os 111 agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, além de 11 supervisores vão percorrer os bairros Monte Líbano 1 e 2, Residencial Alvorada, Cohab 3, São Braz, Jardim Mavan e Jardim Nova Canaã. Dezoito agentes de controle de vetores da Sucen visitarão os bairros Costa Rica, São Genaro 2 e Residencial Sandro Piazzalunga.

As equipes vão vistoriar residências, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios, fazendo uma varredura de focos do Aedes, além de orientar a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito. Não serão recolhidos móveis, galhos e restos de construção civil. A estimativa é atingir 3 mil imóveis dos bairros. Os trabalhos acontecerão das 7h30 às 13h30.

“Pedimos que os moradores dos bairros recebam os agentes em suas casas para as vistorias e que toda a população continue engajada nesta luta contra o mosquito”, disse o chefe de seção do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses), Ricardo Antônio de Oliveira. “Estamos desenvolvendo todas as ações necessárias para evitar um novo surto da doença no próximo verão”, completou.

CAMPANHA

Os mutirões aos sábados acontecem em parceria com o governo do Estado de São Paulo, que paga remuneração extra de R$ 120 a cada profissional envolvido. A ação integra a campanha estadual “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti”, que segue até o final de dezembro. A prefeitura já participou desta campanha nos meses de março a maio, quando 13 mutirões foram realizados.

Texto: Rafael Lopes