27/10/2016
Prefeitura recebe projeto que moderniza o sistema de abastecimento de água no município

A Prefeitura de Birigui recebeu da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Birigui (Assenab) um projeto que permite modernizar a administração do sistema de abastecimento de água no município e otimizar a tomada de decisões quanto ao sistema. Quando for colocado em prática, será possível controlar as perdas de água distribuída para a cidade, o que trará economia para o município e preservação do meio ambiente.

Trata-se de um sistema de geoprocessamento e compatibilização de informações do Cadastro Técnico e Comercial, realizado através de uma parceria entre a Assenab e o CBH-BT (Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê), que está sendo entregue à Prefeitura.

“A Prefeitura de Birigui apresentou ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, os problemas relacionados com a perda de água durante o processo de captação, tratamento e distribuição. Sabendo deste problema, a Assenab ofereceu desenvolver o projeto, que recebeu investimento de R$ 371.000,00 do Fehidro. Para a Prefeitura essa modernização está sendo oferecida a custo zero”, explicou o secretário adjunto de Serviços Públicos, Água e Esgoto, Marcos Albano.

Na manhã desta quinta-feira, 27 de outubro, o prefeito Pedro Bernabé recebeu no Paço representantes do CBH-BT e da Assenab, além do representante da Mitra, empresa que atua com Conhecimento para Gestões Inteligentes. A Mitra foi contratada pela Assenab para desenvolver o projeto, que tem por finalidade a redução de perdas.

Estiveram no Paço Municipal o secretário municipal de Serviços Públicos, Água e Esgoto, Miguel Ribeiro, o secretário-adjunto de Serviços Públicos, Água e Esgoto, Marcos Albano, o secretário-adjunto de Meio Ambiente e presidente da ASSENAB André Branco, o secretário municipal de Gabinete, Tadeu Saravalli, o representante da Assenab, Agnaldo Vendrame, o representante da Mitra, Sérgio Barcellos, e o Secretário Executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê, Luiz Otávio Manfré.

“Estamos oferecendo uma ferramenta moderna para a parte operacional do sistema de abastecimento de água. É um recurso do Fehidro que está sendo aplicado em Birigui. A Prefeitura está recebendo, sem custos, um sistema pioneiro na região”, explicou o engenheiro Luiz Otávio Manfré.

“Agradecemos a Assenab, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê, o Governo Estadual, através Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, e os demais envolvidos neste maravilhoso projeto. Controlar as perdas da água é gerar economia. Modernizar o sistema de distribuição é progresso. Essa parceria só trouxe benefícios para o município de Birigui”, comentou o prefeito Pedro Bernabé.

Texto: Tiago Lotto

Fotos: Vagner Monteiro