27/10/2016
Prefeitura de Birigui implanta pregão eletrônico e obtém até 25% de economia em compras públicas

A Prefeitura de Birigui realizou na manhã desta quinta-feira (27 de outubro) o primeiro pregão eletrônico para compra de bens. Na licitação foi adquirido um aparelho de ultrassonografia para o novo Pronto-Socorro Municipal com redução de custo de quase 25%. O valor previsto era de R$ 132.966,67 e, ao final da concorrência, foi comprado por R$ 100 mil.

Outra licitação realizada com a participação de empresas de todo o País foi de uma Van para a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, com preço inicial de R$ 141.950. O veículo foi adquirido por R$ 112.910, redução de quase 21%. Acompanharam o pregão o secretário de Administração, Edson Narcizo Lopes, e o adjunto da pasta, Marcelo Marque da Silva, e outros servidores municipais.

“Além gerar economia para a municipalidade, o pregão eletrônico amplia a disputa licitatória, aumenta a transparência dos certames, possibilita a negociação mais eficaz entre os licitantes e dá mais agilidade ao procedimento, uma vez que os interessados não precisam comparecer na prefeitura para participar do processo”, explicou o prefeito Pedro Bernabé.

MODALIDADE

O pregão eletrônico foi implantado pela administração municipal graças a adesão feita junto a BLL (Bolsa de Licitações e Leilões do Brasil), em junho deste ano, que disponibilizou gratuitamente sua plataforma ao Departamento de Materiais da Secretaria de Administração. A associação sem fins lucrativos fez treinamento de servidores e fornece ainda suporte técnico.

A modalidade foi criada pelo governo federal pela lei 10.520/2002. Já a atual administração regulamentou o pregão eletrônico no município pelo decreto 5.141/2013. “Para se ter uma gestão moderna, precisamos utilizar os recursos da tecnologia da informação disponíveis para aprimorar e simplicar os procedimentos”, concluiu Bernabé.

Texto e fotos: Rafael Lopes