28/10/2016
Prefeito recebe representantes da Via Rondon; concessionária anuncia melhorias em Birigui

O prefeito Pedro Bernabé recebeu na tarde desta quinta-feira (27 de outubro) representantes da concessionária Via Rondon. O chefe do Executivo e o secretário municipal de Serviços Públicos, Água e Esgoto, Miguel Ribeiro, receberam no Paço o superintendente de engenharia Gianpaulo Novelli, o coordenador de domínio Munir Alli Ahmad, o auxiliar de domínio Rafael Rodrigues e o engenheiro civil Fabricio Nunes da Silva.

Segundo o prefeito, a Via Rondon informou que já conseguiu todas as aprovações para o início da construção de um viaduto sobre a linha Férrea Noroeste do Brasil, na avenida Nelson Calixto, no Novo Jardim Toselar, a conhecida popularmente como “ponte torta”.

A construção do viaduto é um pedido antigo do prefeito Pedro Bernabé, que em abril de 2013 protocolou ofício no Palácio dos Bandeirantes solicitando o viaduto.  “O local é de grande fluxo de veículos, com alto índice de acidentes de trânsito”, justificou Pedro Bernabé no documento.

Na época, além de protocolar o pedido na Casa Civil, o prefeito Pedro Bernabé também encaminhou toda a documentação para a ARTESP (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo), para a ANTT e para a Via Rondon, empresa responsável pela manutenção das estradas na região.

O início da construção do viaduto está previsto para novembro deste ano. “Falta, apenas, um pequeno detalhe com a ALL – América Latina Logística com relação à ocupação da linha férrea. A concessionária já está cuidando deste processo”, falou o prefeito.

Terceira faixa

Além de confirmar que irá construir o viaduto na avenida Nelson Calixto (ponte torta), a Via Rondon também informou que irá promover melhorias em um dos trechos de acesso a Birigui. O dispositivo do Km 19 (entrada na cidade pela Rodovia Rondon, ao lado da rotatória do Jardim do Trevo) vai ganhar um entrelaçamento.

“O motorista que vem de Araçatuba e entra em Birigui é obrigado a parar o veículo na avenida Cândido Sabioni. Neste trecho a concessionária irá construir uma terceira faixa, oferecendo maior segurança no trânsito e agilidade no tráfego dos veículos”, explicou o prefeito Pedro Bernabé.

A obra também prevê que o viaduto próximo do Jardim do Trevo recebe adequações nas faixas de tráfego, oferecendo mais segurança aos motoristas que utilizam o trecho.

Texto e fotos: Tiago Lotto