01/11/2016
MELHORIAS: Prefeito Pedro Bernabé solicita 600 mil reais para o FEHIDRO

O prefeito Pedro Bernabé assinou documentação encaminhada ao FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) solicitando R$ 600.000,00 para executar o prolongamento interceptor de esgoto do Veadinho e do Ribeirão Baixotes.

Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos, Água e Esgoto, Miguel Ribeiro, a verba contempla a execução da primeira etapa do prolongamento do interceptor de esgoto do Veadinho e Ribeirão Baixotes desde o ponto onde o mesmo recebe hoje o esgoto transportado pelo Coletor Tronco do Matadouro, de forma a coletar todo o esgoto gerado a montante o ponto de transposição, desativando o mesmo.

“A obra vai unir o interceptor do Veadinho diretamente no interceptor do Baixotes, eliminando pontos críticos, que possam causar poluição do Córrego do Veadinho e do Ribeirão Baixotes. Esse projeto está em consonância com o planejamento de crescimento populacional e espacial da zona urbana da cidade de Birigui, sendo esta primeira etapa executada com os recursos financeiros do FEHIDRO, agora solicitado, e as restantes em conjunto com a iniciativa privada que tenham interesse na implantação de empreendimentos ao longo do traçado do mesmo”, explicou o secretário adjunto de Serviços Públicos, Água e Esgoto, Marcos Albano.

O prefeito Pedro Bernabé destacou que a obra, após executada, irá proporcionar maior segurança tanto das condições operacionais como também da proteção contra a poluição dos cursos d´água envolvidos. “Estamos buscando melhorias para Birigui. Onde existir legalidade para solicitação de apoio, parcerias e recursos, vamos trabalhar para isso. Neste crise financeira que afeta o país temos que trabalhar ainda mais”, comentou o chefe do Executivo.

FEHIDRO – O FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), criado pela Lei 7.663/91 e regulamentado pelos Decretos 37.300/93 e 43.204/98, tem por objetivo dar suporte financeiro à Política Estadual de Recursos Hídricos e às ações correspondentes.

O Plano Estadual de Recursos Hídricos – PERH é o instrumento técnico, estratégico e econômico-financeiro para implantação da Política Estadual de Recursos Hídricos. Os projetos financiados pelo FEHIDRO são enquadrados conforme as prioridades estabelecidas no PERH, que fornece as diretrizes, objetivos e metas para realização de programas de proteção, recuperação, controle e conservação de recursos hídricos.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa