03/11/2016
Pedro Bernabé e Cristiano Salmeirão definem equipes e iniciam processo de transição de governo

O prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, e membros de sua administração se reuniram na manhã desta quinta-feira (3 de novembro), no Paço Municipal, com o prefeito eleito Cristiano Salmeirão, o vice-prefeito reeleito, Carlito Vendrame, e a equipe de transição de governo, para a primeira reunião oficial sobre a mudança de gestão, que ocorrerá em janeiro de 2017.

A equipe da atual administração é formada pelos secretários municipais Adonai Henrique Brum da Silva (Finanças), Glauco Peruzzo (Negócios Jurídicos), Tadeu Saravalli (Gabinete), Andrea Benvenuta Antonio (Saúde), Marcelo Marques da Silva (adjunto de Administração), Miguel Ribeiro (Serviços Públicos, Água e Esgoto) e Tiago Lotto (Expediente e Comunicação).

Já o prefeito eleito nomeou para compor sua equipe de transição os advogados José Manoel Sanches e Daniel Augusto Cortez Juarez; o advogado do Sisep, Rodrigo Martins; o secretário-executivo da Fateb, Eldir Scarpim; o empresário Nelson Giardino; o vereador Paulo Bearari; o assessor parlamentar Genilson Martins; e o comerciante Cleverson José de Souza.

“O objetivo é que a transição aconteça de forma tranquila, com transparência e respeito à democracia. Vamos repassar o maior número de informações possíveis para que o Salmeirão possa conhecer a situação financeira e os principais projetos da prefeitura para, quando assumir o cargo, possa dar continuidade aos serviços, sem afetar a população”, afirmou o prefeito Bernabé.

DIAGNÓSTICO

Durante a reunião o prefeito eleito combinou que a transição será feita in loco. “Eu e o Carlito (vice-prefeito) iremos, a partir da próxima semana, percorrer os departamentos de todas as secretarias municipais para conhecermos os servidores e os trabalhos que estão sendo executados. Faremos um mapeamento da realidade da prefeitura”, explicou Salmeirão.

Ficou acertado ainda que será protocolado no gabinete ofício com questionamentos técnicos das secretarias e informações sobre as ações governamentais. “Nossa equipe fará um diagnóstico técnico de tudo aquilo que foi executado e o que ainda está em andamento para sabermos exatamente o que fazer a partir de janeiro, sem perda de tempo”, completou o prefeito eleito.

LEI MUNICIPAL

A transição de governo é disciplinada pela lei municipal 6.272/16, de autoria do prefeito Pedro Bernabé. Deve ser fornecida informações sobre o funcionamento dos órgãos e entidades da administração direita e indireta, contas públicas e programas do município. A equipe deve elaborar ainda os atos de competência do novo prefeito a serem editados após a posse.

“Esse é um momento histórico, pois com esta transição de governo estamos quebrando muitos paradigmas na história política da nossa cidade. Fizemos uma gestão com total transparência e sairemos do cargo no final deste ano de cabeça erguida, com a certeza que fizemos o melhor para a nossa população, mesmo diante da grave crise que enfrentamos”, concluiu Bernabé.

Texto e fotos: Rafael Lopes