09/11/2016
Prefeitura de Birigui realiza no dia 17 audiência pública para apresentar Plano de Saneamento Básico

A Prefeitura de Birigui realiza na próxima quinta-feira (17 de novembro) audiência pública para apresentação e discussão do Plano Municipal de Saneamento Básico. O documento consiste no planejamento de ações em abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais (da chuva) para os próximos 20 anos.

O encontro acontece a partir das 19h, na Casa de Cultura Cristina Calixto, e toda a população está convidada a participar. O plano será apresentado por Kleber Antonio Torezan, gerente de Engenharia da Projec Projetos e Consultoria, e sua equipe técnica. A empresa foi contratada pela administração municipal para elaborar o plano, por meio de processo licitatório.

Para os interessados, o Plano Municipal de Saneamento Básico está disponível para consulta no site da Prefeitura de Birigui (www.birigui.sp.gov.br), em duas partes. Basta acessar os banners específicos na página inicial do portal. O documento traz um diagnóstico da situação do saneamento básico no município e apontamentos das melhorias que precisam ser executadas.

PROPOSTAS

Durante a audiência será aberto espaço para acolher sugestões e propostas dos presentes, que visem melhorar e/ou adequar o plano, antes de ser elaborado o texto definitivo para apreciação da Câmara. “A audiência é um espaço democrático no qual a população tem a oportunidade de participar e sugerir ações para as quatro áreas abrangidas pelo plano”, destacou o prefeito Pedro Bernabé.

O plano municipal é elaborado em obediência à lei 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico. Para dar suporte ao trabalho, o chefe do Executivo nomeou um comitê, com representantes da Prefeitura, Conselho de Desenvolvimento Rural, Associação de Grupamento Ambientalista, Instituto Federal e das concessionárias Aqua Pérola e Matéria.

“O plano tem como objetivo a universalização e integralidade na prestação dos serviços públicos de saneamento básico com qualidade. O estudo traz os problemas do setor, planejamento estratégico de melhorias e estimativas dos investimentos necessários em cada uma das quatro áreas”, disse o secretário-adjunto de Serviços Públicos, Água e Esgoto, Marcos Albano.

Texto: Rafael Lopes