09/11/2016
Prefeitos da região recebem o governador em exercício do Estado de São Paulo em Brejo Alegre

O governador em exercício do Estado de São Paulo, Márcio França, visitou o município de Brejo Alegre na tarde desta quarta-feira (9 de novembro). Geraldo Alckmin está nos Estados Unidos. França fez a entrega de veículos e equipamentos do Projeto Microbacias II. Acompanhado do Secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, os representantes do governo paulista foram recebidos por vários prefeitos da região, entre eles o prefeito de Brejo, Adriano Marcelo Bonilha, o prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, entre outros.

“Recebi o convite do secretário Arnaldo Jardim para participar desta importante entrega em Brejo Alegre. É muito produtivo quando as autoridades do Governo de São Paulo visitam o interior, conhecendo ‘in loco’ os projetos, as atividades e os problemas dos municípios”, comentou o prefeito Pedro Bernabé.

A entrega dos veículos e equipamentos do Microbacias II ocorreu na sede da Associação dos Produtores Agrícolas do Assentamento São José e Outros, no “Sítio Dois Irmãos”. O programa possibilita o produtor a criar um plano de negócios que agrega valor à produção e aumenta sua renda. Todo o processo é executado pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento, por intermédio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), e da Secretaria do Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN).

Podem participar do projeto associações e cooperativas legalmente constituídas há pelo menos 1 ano, que tenham ao menos um grupo de 15 produtores ligados a uma mesma cadeia produtiva. O grupo ligado ao negócio proposto deve ter mais de 50% de agricultores familiares, produzindo mais de 50% da matéria prima do negócio e que tenham uma proposta de negócio com enfoque no mercado.

Segundo o Governo do Estado de São Paulo, o programa já investiu R$ 83,97 milhões em apoio a essas organizações a se reforçarem e ampliarem sua capacidade de negociação coletiva dos agricultores e ampliar as oportunidades de negócios.

As propostas de negócio aprovadas e acompanhadas pelo Projeto estão distribuídas em todo o Estado paulista, beneficiando diretamente 6.267 famílias de produtores rurais, dos quais 5.819 são agricultores familiares. “O Microbacias II possibilita que o homem do campo se desenvolva, cresça e crie novas oportunidades de acesso ao mercado, aumentando a produtividade e gerando renda”, comentou o secretário da Agricultura, Arnaldo Jardim.

O prefeito Pedro Bernabé esteve acompanhado dos secretários Miguel Ribeiro (Serviços Públicos, Água e Esgoto) e Tiago Contador (Comunicação). "Um programa que merece elogios, pois valoriza e ajuda os produtores rurais", completou o chefe do Executivo.

Texto e fotos: Tiago Lotto