11/11/2016
Mutirão de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti segue neste sábado (12) em Birigui

Dezesseis bairros de Birigui recebem neste sábado (12 de novembro) equipes da saúde para o mutirão de prevenção e combate do mosquito Aedes aegypti. Organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, a ação para eliminar criadouros do transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya acontecerá das 7h30 às 13h30.

Os profissionais da saúde vão percorrer os bairros Vila Brasil, Vila Moimaz, Jardim São Genaro 1 e 2, Jardim Tóquio, Alto do Silvares, Residencial Otto, Parque Residencial Jardim América, Patrimônio Silvares, Vila Bandeirantes, Vila Industrial, Jardim São Paulo, Parque Residencial Nelson Calixto, Vila Operária, Vila Xavier e Residencial Aero Park.

Os 111 agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, além dos 11 supervisores, visitarão as residências, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios, eliminando criadouros do Aedes, além de orientar os moradores sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito. Não serão recolhidos móveis, galhos e restos de construção civil.

“A prevenção é a única arma contra o Aedes aegypti. E a forma de se evitar a reprodução do mosquito é combatendo os seus criadouros. Para isso, não devemos deixar água parada em latas, garrafas, pneus velhos, vasinhos de plantas, além de manter os bebedouros dos animais sempre limpos e as caixas d'água fechadas”, observou a secretária de Saúde, Andrea Benvenuta Antonio.

CAMPANHA

Os mutirões aos sábados acontecem em parceria com o governo do Estado de São Paulo, que paga remuneração extra de R$ 120 a cada profissional envolvido. A ação integra a campanha estadual “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti”, que segue até o final de dezembro. A prefeitura já participou desta campanha nos meses de março a maio, quando 13 mutirões foram realizados.

Texto: Rafael Lopes