17/11/2016
Prefeitura de Birigui inicia montagem dos enfeites em praças da cidade para o projeto Natal Iluminado

A Prefeitura de Birigui está preparando a cidade para mais um Natal Iluminado. Servidores municipais estão finalizando a decoração da praça Dr. Gama, onde ficará a tradicional casinha do Papai Noel. Neste ano, a abertura oficial do projeto está prevista para o dia 4 de dezembro. As luzes dos enfeites ficarão acesas até o dia 6 de janeiro de 2017.

Mesmo diante da crise econômica que atinge o País e das dificuldades enfrentadas pelo município, o Executivo optou por manter a tradição de decorar a cidade. “A iluminação natalina de Birigui é sempre elogiada pelos moradores e por visitantes. Por isso, vamos manter a tradição e fazer o nosso melhor para o Natal deste ano, com baixo custo”, comentou o prefeito Pedro Bernabé.

Neste ano foram adquiridas apenas mangueiras luminosas para a praça Dr. Gama. Demais materiais estão sendo reaproveitados dos anos anteriores. O projeto Natal Iluminado é organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, com o apoio de várias secretarias. Conta também com a ajuda financeira de diversos parceiros, entre eles, a Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui).

Conforme o secretário de Cultura e Turismo, Lino Tonsig, o projeto Natal Iluminado preserva e fortalece a tradição da ambientação festiva natalina, proporcionando espaços estimulantes para o encontro familiar. “Além disso, fomenta o turismo comercial, gastronômico e religioso, com consequente geração de renda para o município”, afirmou.

DECORAÇÃO

Além da casinha do Papai Noel, a praça Dr. Gama contará com uma cerca viva com mudas do Viveiro Municipal, um presépio, arcos duplos nas entradas da praça e anjos de 1,70 metro de altura. Foram decorados ainda a concha acústica, o obelisco, coqueiros e as grades dos canteiros com mangueiras luminosas, sempre respeitando o meio ambiente.

Os enfeites temáticos serão colocados também nas praças James Mellor e João 23 (atrás do cemitério Saudades). Já os adornos instalados nos braços das luminárias dos postes das avenidas Nelson Calixto, Euclides Miragaia, Barão do Rio Branco e 9 de Julho, e em ruas da região central, estão passando por manutenção para serem acesas.

Para a abertura do Natal Iluminado, no dia 4 de dezembro, está prevista a chegada do Papai Noel e os duendes. A casa do “bom velhinho” ficará aberta para visitação até o dia 23 de dezembro. No período, a praça Dr. Gama será palco de diversas apresentações artísticas, sempre durante a noite. A programação ainda está sendo elaborada e será divulgada em breve pela secretaria.

Texto e fotos: Rafael Lopes