18/11/2016
Audiência reúne prefeito, secretários, vereadores e população; Plano de Saneamento foi apresentado

A Prefeitura de Birigui realizou na noite desta quinta-feira (17 de novembro) audiência pública que apresentou o Plano Municipal de Saneamento Básico. O evento aconteceu no auditório da Casa de Cultura Cristina Calixto e reuniu o prefeito Pedro Bernabé, os secretários municipais, diretores de departamentos da Prefeitura, vereadores e moradores de Birigui. O prefeito eleito para a gestão 2017-2020, Cristiano Salmeirão, também participou.

O Plano Municipal de Saneamento Básico está disponível para consulta no site da prefeitura (www.birigui.sp.gov.br), em duas partes. Basta acessar os banners específicos na página inicial do portal. O plano é elaborado em obediência à lei 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico.

"O documento consiste no planejamento de ações em abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais para os próximos 20 anos”, explicou o prefeito Pedro Bernabé.

Segundo ele, a audiência foi uma oportunidade para os interessados conhecerem o diagnóstico da situação do saneamento básico do município e proporem sugestões que visem a melhoria do plano. “Foi bastante produtivo, pois vários munícipes colaboraram com sugestões”, salientou o prefeito.

A apresentação foi feita pela empresa Projec Projetos e Consultoria, contratada pela administração municipal para elaborar o plano, por meio de processo licitatório. O engenheiro civil Kleber Torezan, coordenador do projeto, e a economista Ana Carolina Martos, do apoio técnico, foram os responsáveis pela apresentação na audiência.

"A audiência é um espaço democrático no qual a população pode participar e sugerir ações para as quatro áreas abrangidas pelo plano. Foi, também, uma oportunidade de explicar o que a Prefeitura tem realizada nos setores citados no encontro”, completou Pedro Bernabé.

Texto e fotos: Tiago Lotto