21/11/2016
Alunos da escola municipal Roberto Clark participam de passeata contra o mosquito Aedes aegypti

Aproximadamente 200 pessoas, entre estudantes, professores e pais de alunos da escola municipal Roberto Clark, participaram da passeata educativa contra o mosquito transmissor da dengue e zika vírus no último sábado (19 de novembro). A ação abriu a programação da Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes aegypti, que acontece até sexta-feira (25).

Com cartazes, faixas e gritos de “xô dengue, fora zika”, as crianças – e demais participantes – percorreram as principais ruas do centro de Birigui alertando sobre a necessidade da prevenção contra o mosquito. Além disso, distribuíram panfletos com orientações. A passeata contou com o apoio da Guarda Municipal.

“O objetivo do ato foi conscientizar as pessoas para que tomem os cuidados necessários para eliminar e evitar os potenciais focos de procriação do mosquito Aedes aegypti nos quintais de suas casas”, explicou Kelen Silveira Ribeiro, coordenadora da escola. Segundo ela, os cartazes foram produzidos pelos próprios alunos e pais.

A estudante Letícia Bezerra dos Santos, 9 anos, do 3º ano do ensino fundamental, que participou da passeata acompanhada da mãe e do irmão mais novo, fez um pedido especial à população: "não deixem água parada para o mosquito nascer. As garrafas devem ficar viradas, as tampas do lixo sempre fechadas e os pneus cobertos”, citou.

SEMANA ESTADUAL

Educadores de saúde do setor de Informação, Educação e Comunicação do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) realizarão palestras educativas em escolas e creches municipais, conscientizando alunos e pais sobre a importância em manterem vigilância nos quintais de suas casas, eliminando potenciais criadouros do mosquito.

Nesta segunda-feira (21), os educadores palestraram na escola municipal Profª Dirce Spínola Najas. Amanhã (22) a ação preventiva acontecerá na escola municipal Profº Luciano Augusto Canellas a partir das 7h, e na quarta-feira (23), no CEI (Centro de Educação Infantil) Rotary, em dois horários: 8h30 e 14h30.

Já na quinta-feira (24), alunos da escola municipal Profº Oduvaldo Dossi farão uma passeata ao redor da unidade às 8h e às 13h30. No mesmo dia, às 17h30, haverá uma mobilização na praça em frente do CEI Enriqueta Terence. As atividades serão encerradas na sexta-feira (25) com palestras às 8h30 e às 13h30 no CAC (Centro de Atendimento a Criança).

Texto e fotos: Rafael Lopes