22/11/2016
Saúde realiza campanha 'Fique Sabendo' com testes rápidos gratuitos de HIV, sífilis e hepatites B e C

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove a partir desta sexta-feira (25 de novembro) a campanha “Fique Sabendo”. Até o dia 1º de dezembro, as nove UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município realizarão, no horário de expediente, testes rápidos gratuitos de HIV, sífilis e hepatites B e C.

Os exames poderão ser encontrados também no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), que funciona no Centro de Especialidades Médicas, das 7h30 às 12h. A ação é organizada pela Secretaria de Estado da Saúde, em conjunto com os municípios, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado no dia 1º de dezembro.

A campanha é direcionada para todas as pessoas com vida sexual ativa, especialmente os grupos de usuários de drogas, homossexuais, travestis, transexuais, profissionais do sexo e aqueles que nunca fizeram os testes. “O diagnóstico precoce ajuda os pacientes a terem maior sucesso no tratamento e uma boa qualidade de vida”, destacou a coordenadora do CTA, Joanna Paula Ribas Catarin.

DIA D

No sábado (26), haverá o Dia D da campanha Fique Sabendo. Nesta data, o CTA estará aberto das 7h às 13h para atender as pessoas que não possuem disponibilidade de fazer os testes durante a semana. Haverá distribuição de preservativos masculinos e femininos e folders de conscientização e orientação sobre as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

O resultado do teste dura, em média, 30 minutos para ser liberado, incluindo o tempo da entrevista e aconselhamento. Todo o processo é sigiloso e os pacientes positivos já saem com encaminhamento médico para início imediato do tratamento. A coordenadora lembra que os testes podem ser realizados durante todo o ano no CTA, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h.

Texto: Rafael Lopes