24/11/2016
Oito bairros de Birigui recebem mutirão de prevenção e combate ao Aedes aegypti neste sábado (26)

Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde atuarão em oito bairros de Birigui, neste sábado (26 de novembro), no mutirão de controle e combate ao mosquito Aedes aegypti. Serão vistoriados a Vila Troncoso, Vila Xavier, Vila Guanabara, Vila Roberto, Vila Maria, Vila Pontes, Residencial Braguim e Centro.

O objetivo da ação é eliminar potenciais criadouros do Aedes, além de orientar os moradores sobre a importância da prevenção para evitar a proliferação do mosquito no próximo verão, marcado pela acentuada elevação da temperatura e chuvas. A atividade acontecerá das 7h30 às 13h30. Não serão recolhidos móveis, galhos e restos de construção civil.

“Estamos desenvolvendo todas as ações necessárias para evitar um novo surto da doença no próximo verão. E precisamos que toda a população continue engajada, eliminando dos quintais de suas casas recipientes que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito”, disse o chefe de seção do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses), Ricardo Antônio de Oliveira.

Os mutirões aos sábados acontecem em parceria com o governo do Estado de São Paulo, que paga remuneração extra de R$ 120 a cada profissional envolvido. A ação integra a campanha estadual “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti”, que segue até o final de dezembro. A prefeitura já participou desta campanha nos meses de março a maio, quando 13 mutirões foram realizados.

BALANÇO

No último mutirão, que ocorreu no sábado (19), foram vistoriados 2.465 imóveis em 16 bairros do município. Outros 1.187 imóveis foram encontrados fechados e em 20 os moradores recusaram a entrada dos agentes de saúde. Larvas do mosquito foram encontradas em 46 recipientes, principalmente em pratos de plantas, ralos internos e bebedouros de animais.

“O mutirão é um reforço ao trabalho preventivo executado diariamente. Por isso, é importante que os moradores recebam nossos agentes em suas casas para as vistorias e não deixem água parada nos vasos de plantas, baldes e garrafas, e mantenham os bebedouros dos animais sempre limpos para que o mosquito não possa se procriar”, alertou a secretária de Saúde, Andrea Benvenuta Antonio.

 

Comunicação Prefeitura

Texto: Rafael Lopes

Página Anterior


Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000