25/11/2016
Cultura e Turismo: Estação das Artes Giovani Aparecido Machado é entregue a população

O prefeito Pedro Bernabé inaugurou nesta sexta-feira (25 de novembro) a nova sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, no Jardim Pérola. Denominada “Estação das Artes Giovani Aparecido Machado”, o imóvel fica em frente a praça Raul Cardoso, no Parque da Estação Professora Hebe Maroni Nunes.

O setor administrativo da secretaria passa a funcionar no prédio a partir da próxima segunda-feira (28). Por conta do decreto de redução de expediente da prefeitura, até o final deste ano o atendimento ao público será de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. O local conta também com amplo galpão para intervenções artísticas, como dança, teatro e shows.

O prédio da estação ferroviária foi reformado pelas secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos, com recursos próprios do município. Foram realizados adaptações de salas, reboque das paredes, pintura interna e externa, correção do piso, calçamento, reparos hidráulicos e elétricos, melhorias na plataforma externa, além da jardinagem.

HISTÓRIA

“Me enche de muita alegria de, ao final do mandato, estar entregando um prédio que marca a história de Birigui e que estava abandonado, para o desenvolvimento da cultura. Ao recriar a secretaria, em 2013, conseguimos colocar a cultura no cenário nacional”, destacou o prefeito Pedro Bernabé, ao parabenizar toda a equipe da Cultura e Turismo pelo trabalho executado nos últimos anos.

O secretário de Cultura e Turismo, Lino Tonsig, enalteceu a simbologia da estação ferroviária para o município. “Foi aqui onde o nosso município nasceu e dar a este prédio o nome do Giovani é muito adequado, porque ele tinha as mesmas características que este prédio traz consigo: humanidade e vida”, ressaltou.

HOMENAGEM

A sede da secretaria homenageia Giovani Aparecido Machado, ex-secretário de Cultura e Turismo na gestão do prefeito Pedro Bernabé, que faleceu em fevereiro de 2015. Nascido em Rinópolis (SP) e formado em pedagogia, Machado foi servidor de carreira na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, antes de assumir a Cultura.

Familiares do saudoso Giovani prestigiaram a cerimônia e agradeceram a homenagem da administração municipal. “Hoje é um dia muito especial, pois temos a certeza que o nosso irmão está muito honrado com esta homenagem. Este prédio que leva o seu nome será parte importante para levar a cultura aos biriguienses”, afirmou Gislaine Machado.

Estiveram presentes ainda no evento os pais do Giovani, João e Irene Machado, e a irmã Josiani Machado, o presidente interino da Câmara, Vadão da Farmácia, o prefeito eleito de Birigui, Cristiano Salmeirão, secretários municipais, entre outras autoridades. Ao final da festa, a Cia Banda Tribuss fez uma apresentação especial ao público.

Texto e fotos: Rafael Lopes