30/11/2016
Problema na distribuição de água: prefeito e equipe recebem moradores da região oeste de Birigui

O prefeito Pedro Bernabé e parte de sua equipe de governo receberam na manhã desta quarta-feira (30 de novembro) moradores da região oeste de Birigui (Colinas, Eurico Caetano e bairros adjacentes). Devido a um problema na bomba de captação de água do poço profundo Aqua Pérola (de propriedade da concessionária que faz o serviço no município), alguns bairros estão sem água desde a última sexta-feira (25).

A concessionária Aqua Pérola informou a Prefeitura de Birigui que devido aos problemas técnicos apresentados a bomba precisa ser trocada. A previsão, segundo a concessionária, é de normalizar a captação e distribuição da água nesta quinta-feira (1º de dezembro), quando a bomba será trocada.

O encontro ocorreu na sala de reuniões do Paço Municipal. Além do chefe do Executivo, estiveram presentes na reunião os secretários municipais Miguel Ribeiro (Serviços Públicos, Água e Esgoto), Marcos Albano (adjunto de Serviços Públicos, Água e Esgoto), Adonai Brum da Silva (Finanças), Edson Lopes (Administração), Marcelo Marques (adjunto de Administração) e Glauco Peruzo (Negócios Jurídicos).

O Legislativo também participou do encontro e estiveram presentes os vereadores Vadão da Farmácia, Leandro Moreira (Lê), Rogério Guilhem, Hebe Cervelati e Pastor Reginaldo. A vereadora eleita para 2017-2020, Carla Bianchi (Carla Protetora), também participou.

O prefeito e os técnicos de sua equipe explicaram aos moradores que o Executivo já tomou todas as providências necessárias para que a Aqua Pérola restabeleça a distribuição de água imediatamente. “A Aqua Pérola tem contrato com a Prefeitura de Birigui para realizar a captação de água nesta região da cidade e esse contrato deve ser cumprido”, falou o prefeito Pedro Bernabé.

O chefe do Executivo informou que uma comissão será formada, contendo moradores, vereadores e representantes da Prefeitura. Essa comissão vai acompanhar os trabalhos que estão sendo feitos para que o problema seja resolvido pela Aqua Pérola.

Um novo encontro deverá ocorrer na Prefeitura, desta vez com a equipe de transição do prefeito eleito para 2017-2020, Cristiano Salmeirão.  Essa reunião ainda será agendada.

“Queremos que a equipe do prefeito eleito tome conhecimento das dificuldades da distribuição de água na região oeste de Birigui”, salientou Pedro Bernabé.

Durante o encontro o prefeito e os técnicos da Prefeitura mostraram um mapa aos moradores e explicaram como funciona o sistema de distribuição de água em Birigui. Os secretários também sanaram dúvidas dos munícipes e explicaram sobre todas as medidas que estão sendo feitas para resolver o problema.

“Fui muito bem atendida pelo prefeito e por sua equipe. Agora espero que a situação se revolva, pois não podemos ficar sem água”, comentou Angela Galvão, moradora do bairro Eurico Caetano.

Visando amenizar o problema, mais caminhões pipa estão sendo enviados aos bairros. A distribuição da água via caminhões terá acompanhamento da Guarda Municipal e de moradores nomeados na comissão constituída pela Prefeitura de Birigui. Como muitos moradores trabalham nos períodos da manhã e tarde, caminhões pipa também percorrerão os bairros no período da noite.

Texto: Tiago Lotto

Fotos: Rafael Lopes