01/12/2016
Birigui participa do dia Nacional de Combate ao Mosquito Aedes aegypti nesta sexta-feira (2)

A Secretaria Municipal de Saúde preparou algumas ações educativas para o dia Nacional de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, que acontece nesta sexta-feira (2 de dezembro). O objetivo da mobilização, promovida pelo Ministério da Saúde, é conscientizar a população sobre a importância do engajamento de todos na luta contra o mosquito.

As ações do dia D acontecerão nas nove UBSs (Unidades Básicas de Saúde), com a distribuição de panfletos educativos aos pacientes. Os agentes comunitários de saúde também reforçarão as orientações sobre a eliminação de criadouros e entregarão material informativo durante as visitas casa a casa.

Alunos e professores da escola municipal Adelina Bernadete dos Santos Pacitti participam de uma passeata no entorno da unidade, que fica no Alto Colinas, em dois horários: às 8h e às 16h30. As ações no município são organizadas pelo setor de Informação, Educação e Comunicação do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) e a ESF (Estratégia de Saúde da Família).

MUTIRÃO

O mutirão de prevenção e combate ao mosquito segue neste sábado (3 de dezembro). Serão vistoriados os bairros Prefeito Mário Crem dos Santos, Residencial Ypê, Jandaia 2, Jardim Planalto, Jandaia, Residencial Aroeiras, Jardim Pinheiro, Parque Residencial Pinheiro, Perdizes e parte do Centro (em torno do Paço Municipal).

O objetivo da ação é eliminar potenciais criadouros do Aedes, além de orientar os moradores sobre a importância da prevenção para evitar a proliferação do mosquito no próximo verão, marcado pela acentuada elevação da temperatura e chuvas. A atividade acontecerá das 7h30 às 13h30. Não serão recolhidos móveis, galhos e restos de construção civil.

Os mutirões aos sábados acontecem em parceria com o governo do Estado de São Paulo, que paga remuneração extra de R$ 120 a cada profissional envolvido. A ação integra a campanha estadual “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti”, que segue até o final de dezembro. A prefeitura já participou desta campanha nos meses de março a maio, quando 13 mutirões foram realizados.

Texto: Rafael Lopes