14/12/2016
Portal 2 ganha a escola Profª Yvonne Miragaia Peruzzo; mais de 700 crianças serão atendidas

O prefeito Pedro Bernabé entregou nesta quarta-feira (14 de dezembro) mais uma importante obra aos moradores da região norte da cidade. Trata-se da escola municipal Profª Yvonne Miragaia Peruzzo, no bairro Portal da Pérola 2, com capacidade para atender mais de 700 crianças da pré-escola e do ensino fundamental (1º ao 4º ano), em dois períodos.

A unidade possui 12 salas de aula, biblioteca, sala de informática, sanitários, pátio e refeitório cobertos, vestiários e setor administrativo, distribuídos em 3.914 metros quadrados de área construída. Terá também uma quadra coberta, que está em fase de conclusão. A escola recebeu investimento de R$ 3,4 milhões por meio do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial).

“Encerro minha gestão de cabeça erguida. Como educador, lutei muito para concluir a obra desta escola. Apesar da crise financeira que enfrentamos, conseguimos oferecer mais uma unidade escolar para Birigui”, comentou o prefeito Pedro Bernabé.

Na solenidade de inauguração da escola, o chefe do Executivo esteve acompanhado de sua esposa, a primeira-dama e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Marilene Galera Bernabé. Também prestigiaram o evento os secretários municipais, diretores, educadores, servidores da Prefeitura e vereadores. O prefeito eleito para a gestão 2017-2020, Cristiano Salmeirão, também prestigiou o evento.

Também participaram da solenidade vários parentes da homenageada. A filha da professora Ivone, Dona Eloisa Maria Miragaia Peruzzo Gonçalves, concedeu a palavra ao seu filho (neto da homenageada), Dr. Glauco Peruzzo Gonçalves, secretário municipal de Negócios Jurídicos. “É uma honra falar em nome da minha família. Estamos muito contentes com essa homenagem. Minha avó atuava na Educação com muito amor e carinho”, comentou.

A nova escola municipal funcionará a partir do próximo ano letivo, oferecendo aos alunos mais conforto e espaços apropriados para o desenvolvimento das atividades educacionais. Atualmente, a unidade atende as crianças no campus do Instituto Federal, no próprio Portal da Pérola 2.

“Agradecemos o apoio do Instituto Federal de Birigui, que nos cedeu salas para que a Prefeitura pudesse atender as crianças do Portal 2 e bairros vizinhos”, falou a diretora da nova unidade escolar da prefeitura, Solange Pereira Bergamachi Sazima.

CONHEÇA – Yvonne Miragaia Peruzzo, filha do senhor José Miragaia e de Dona Emília Bueno Miragaia, nasceu em 10 de agosto de 1920, na cidade de São José dos Campos, cidade onde seu pai exercia a função de cartorário.Veio para Birigui em virtude da transferência profissional de seu pai, que na época escolhera nossa cidade para o derradeiro domicílio. O casal Miragaia teve 11 filhos, sendo a Professora Yvonne a caçula.

Foi aluna do Ginásio Noroeste, hoje Instituto Noroeste, onde se bacharelou no ano de 1934 e concluiu o curso de aperfeiçoamento de professor primário. Dentro de uma filosofia cristã e filantrópica, sempre preocupada com o ser humano, desde a infância era a sua vontade a formação do homem, quer intelectual, quer moralmente, o que a levou a realizar o seu sonho e dedicar-se ao Magistério.

Portadora de um cabedal riquíssimo em educação infantil, Dona Yvonne poderia ter lecionado em qualquer série do primeiro grau, entretanto optou pela 4ª série, pois achava estar bem próxima da adolescência de seus queridos “filhinhos” (era assim que afetivamente considerava seus alunos).

Hoje podemos encontrar seus ex-alunos em diversas esferas profissionais, mostrando a própria vida deles o sólido alicerce do aprendizado recebido.

Casou-se com o Sr. Ricardo Peruzzo, também importante figura da área do Magistério, labutando ambos no IEE “Stélio Machado Loureiro”, hoje Escola Estadual com o mesmo nome. Além de ministrar a 4ª série do ensino fundamental, lecionou francês com maestria até a merecida aposentadoria.

Dona Yvonne e o Professor Ricardo tiveram quatro filhos: Eloísa, Francisco, Fernando e Cláudia, que lhe deram doze netos: Ricardo, Glauco, André, Ariadne, Gabriella, Mauro Ricardo, Gustavo, Guilherme, Dario, Fernando e Mariah. Dos netos, vieram três bisnetos: Ricardo, Manoela e Cauê.

Desempenhou com destaque, em colaboração com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, várias comemorações da Revolução de 1932, como maneira de expressar saudades e amor ao seu querido irmão, Euclides Miragaia, herói da Revolução Constitucionalista, que deu seu nome à sigla histórica paulista MMDC.

Texto: Assessoria de Imprensa, com informações da Câmara Municipal.

Fotos: Vagner Monteiro