15/12/2016
Saúde realiza neste sábado (17) último mutirão da campanha Todos Juntos Contra o Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui realiza neste sábado (17 de dezembro) o último mutirão de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti deste ano. Os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate a endemias percorrerão 11 bairros da região oeste da cidade. A atividade acontecerá das 7h30 às 13h30.

Serão vistoriados os bairros Pedro Marin Berbel, Parque das Árvores, Parque das Árvores 2, Residencial Veneza, Residencial Decolores, Colinas, Alto Colinas, Colinas Parque Residencial 2, Residencial Colina Verde, Residencial Esplanadas das Colinas e Residencial Eurico Caetano. A estimativa é atingir 3,5 mil imóveis.

Além de trabalhar a conscientização dos moradores sobre a importância da prevenção a fim de evitar a proliferação do Aedes aegypti, os agentes vão eliminar das residências, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios recipientes que possam acumular água, tornando-se potenciais criadouros do mosquito. Não serão recolhidos móveis, galhos e restos de construção.

“Estamos desenvolvendo todas as ações necessárias para evitar um novo surto da doença no próximo verão. E precisamos que toda a população continue engajada, eliminando dos quintais de suas casas recipientes que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito”, disse o chefe de seção do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses), Ricardo Antônio de Oliveira.

BALANÇO

No último mutirão, que ocorreu no sábado (10), foram vistoriados 1.804 imóveis em 11 bairros do município. Outros 804 imóveis foram encontrados fechados e em 35 os moradores recusaram a entrada dos agentes de saúde. Larvas do mosquito foram encontradas em 23 recipientes, principalmente em pratos de plantas, ralos internos e bebedouros de animais.

Os mutirões aos sábados acontecem em parceria com o governo do Estado de São Paulo, que paga remuneração extra de R$ 120 a cada profissional envolvido. A ação, que teve início em setembro, integra a campanha estadual “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti”. A prefeitura já participou desta campanha nos meses de março a maio, quando 13 mutirões foram realizados.

Texto: Rafael Lopes