15/12/2016
Secretaria de Cultura e Turismo lança “Lê no Ninho”, projeto de estímulo a leitura para crianças

A Secretaria de Cultura e Turismo de Birigui lançou nesta quinta-feira (15 de dezembro), na Biblioteca Pública Municipal Dr. Nilo Peçanha, o projeto “Lê no Ninho” (que nasceu como Bebelê, mas teve o nome alterado). O projeto estimula a leitura em bebês e crianças de seis meses a quatro anos de idade e seus pais (ou cuidadores).

A primeira sessão durou 45 minutos. Os monitores Paulo Bernardes e Lela Cavalari contaram histórias utilizando os livros, material tecnológico de apoio e a própria música. No meio da atividade, os pais ainda tiveram um momento de interação sozinho com os filhos. E, na hora de ir embora, puderam levar os livros por empréstimo para continuar o processo de leitura em casa.

Conforme o secretário de Cultura e Turismo, Lino Tonsig, o funcionamento semanal do projeto está previsto apenas para o ano que vem. “Este projeto é importante, pois o seu grande objetivo é desenvolver nos pequenos a cultura leitora. A leitura ajuda o pequeno a desenvolver sua própria interpretação do mundo”, disse.

Bernardes, que participou da cocriação do projeto, em São Paulo, explicou que o Lê no Ninho não tem finalidade apenas pedagógica, mas mais relacionada a fortalecer o contato com a leitura e o vínculo afetivo entre adultos e crianças. “O projeto busca levar a criança a conhecer novas palavras e a diversidade da literatura, além de ter apreço pelos livros”, completou.

PROGRAMA

O programa é uma iniciativa da SP Leituras, em parceria com o SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo) e a Secretaria da Cultura do Estado, desenvolvido por meio do Instituto Tellus. Conta ainda com o apoio da Condeca (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente), Raízen e Samsung.

Para receber o projeto, a biblioteca municipal se inscreveu no edital lançado pela organização social SP Leituras. Para colocá-lo em prática, a unidade já recebeu um kit, com uma smart TV de 40 polegadas, cinco tablets, um notebook e 70 livros infantis. Irá receber ainda um armário, tatame, pufes, entre outros itens.

Texto e fotos: Rafael Lopes