16/12/2016
Empresa sul-coreana de lâmpadas de LED reafirma interesse em montar fábrica em Birigui

As tratativas para que a empresa sul-coreana Luminex Co. Ltda instale uma fábrica em Birigui continuam. Fabricante de luminárias em LED para iluminação pública, a empresa enviou à Prefeitura de Birigui, no último dia 10 de dezembro, um ofício confirmando a intenção de realizar uma parceria com a administração para implantar na cidade um moderno sistema de iluminação.

“O ofício também afirma que a empresa pretende instalar uma unidade da fábrica em Birigui, conforme já haviam anunciado em 2013”, explicou o prefeito Pedro Bernabé, que na tarde desta sexta-feira (16) realizou uma reunião para tratar sobre este empreendedorismo.

O encontro ocorreu no Paço Municipal e contou com a presença dos secretários Silvia Mestriner (Sedecti – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), Tadeu Saravalli (Gabinete), Tiago Contador (Comunicação), Marcelo Marques (adjunto de Administração), representantes do COMDE (Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico), o presidente do Sinbi, Carlos Mestriner, o diretor regional da Ciesp, Samir Nakad, o engenheiro eletricista Manoel Esteves Sobrinho, e o prefeito eleito para a gestão 2017-2020, Cristiano Salmeirão.

O chefe do Executivo lembrou na reunião que em setembro de 2013 uma comitiva liderada por ele esteve em São Paulo. A secretária Silvia Mestriner, o diretor da Ciesp, Samir Nakad, o advogado biriguiense Aires Galhego e o engenheiro Manoel integraram a comitiva. O engenheiro Manoel foi o responsável pelo intercâmbio com os coreanos, já que estudou com um deles na USP.

A comitiva de Birigui foi recebida na Kotra (Korea Trade Investment Promotion Agency), Divisão Comercial do Consulado Geral da República da Coréia. A reunião, na ocasião, foi agendada pelo Dr. Kyu Yul Kim, advogado em São Paulo e representante do Consulado Sul Coreano.

A Kotra é um órgão governamental sem fins lucrativos, criado, com o objetivo de fomentar o comércio entre empresas coreanas e estrangeiras. Possui presença global, contando com 125 escritórios em 85 países do mundo.

“O encontro, naquela ocasião, foi muito produtivo e fiz o convite para que os coreanos visitassem Birigui, o que ocorreu em fevereiro de 2014, quando recebemos uma Missão da Coréia, que conheceu o potencial econômico de nossa cidade”, lembrou o prefeito.

A missão estava composta por autoridades coreanas, que foram recebidas no Paço Municipal. Na mesma oportunidade os coreanos mantiveram contato com empresários de Birigui.

Segundo o prefeito, após um período de espera, novos contatos foram mantidos, agora em 2016, quando a pedido do prefeito Pedro Bernabé o secretário Tadeu Saravalli, e o secretário adjunto de Administração, Marcelo Marques, estiveram em São Paulo, onde encontraram-se com representantes do Governo Coreano e empresários daquele país. O encontro visou restabelecer as tratativas para que a empresa coreana monte uma fábrica em Birigui.

“Com esse novo contato do presidente da empresa sul-coreana, Je Chan Lee, convidamos o prefeito eleito para participar desta reunião e colaborar com o objetivo de trazer a empresa para Birigui”, falou o prefeito Pedro Bernabé.

Para o prefeito, a empresa coreana possui capacidade de absorver mão-de-obra de centenas de trabalhadores, além de promover parcerias com entidades de ensino técnico e superior para o desenvolvimento de novas tecnologias, formação e capacitação profissional para a área de inovação tecnológica.

“Seria muito bom para Birigui e região a instalação desta empresa. Estamos colaborando com todos os detalhes para que este empreendedorismo ocorra”, destacou a secretária da Sedecti, Silvia Mestriner.

O prefeito eleito disse que irá ajudar e manter a Prefeitura de “portas abertas”. “Vamos continuar esse importante trabalho iniciado em 2013. O prefeito Pedro ‘abriu as portas de Birigui’ para novos investimentos. Que a empresa da Coréia do Sul abre sua fábrica na cidade”, frisou Cristiano Salmeirão.

O ofício encaminhado pela empresa sul-coreana ao Executivo biriguiense foi assinado pelas autoridades presentes na reunião e entregue ao engenheiro Manoel Sobrinho. “Vou entregar o documento aos representantes da empresa e comunicar que a Prefeitura de Birigui está disposta a colaborar com a instalação da empresa”, falou o engenheiro.

MODERNIDADE - A possível vinda da empresa coreana para Birigui é de total interesse da atual administração, que conta com um projeto para realizar a substituição de todo o sistema de iluminação pública existente no município.

“Temos, aproximadamente, 14 mil pontos que poderão receber a iluminação LED, de última geração. Estamos há algum tempo estudando como realizar essa substituição” salientou  o prefeito Pedro Bernabé, destacando que está em fase final um projeto denominado “BIRIGUI LUZ”.

A iluminação LED poderá oferecer ao município aproximadamente 70% de economia. “Caso isso ocorra, Birigui servirá como modelo para os municípios que pretendem fazer a substituição de seus sistemas de iluminação pública” completou o chefe do Executivo.

* Nas fotos abaixo encontro realizado em Birigui, em 2014, quando o prefeito recebeu os coreanos; e, também, visita da comitiva de Birigui em São Paulo.

Texto: Tiago Lotto

Fotos: Assessoria de Imprensa/Divulgação