16/12/2016
Pedro Bernabé assina convênio para aquisição de veículo patrulha para a Guarda Civil Municipal

O prefeito Pedro Bernabé assinou na tarde desta sexta-feira (16 de dezembro) convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, órgão do Ministério da Justiça e Cidadania, que visa a aquisição de um veículo patrulha tipo SUV (semelhante a foto ilustrativa ao lado) para as rondas urbanas realizadas pela Guarda Civil Municipal.

O ato contou com a presença do secretário de Segurança Pública, Adão Donizete Panini, e o comandante da Guarda Municipal, Everaldo Dias da Silva. Eles explicaram que, com a aquisição deste veículo, a ideia é criar no município a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), com o objetivo de intensificar as ações de segurança.

O veículo completo, com compartimento para transporte de presos, giroflex, entre outros equipamentos, está avaliado em R$ 103.156,67, e será adquirido com R$ 100 mil de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Fausto Pinato, além de contrapartida do município. O pedido da emenda foi feito pelo vereador Vadão da Farmácia. No entanto, o valor final dependerá do processo licitatório que será do tipo menor preço.

“Este veículo suprirá as necessidades da nossa Guarda Municipal, que ainda não possui um veículo patrulha deste tipo, ideal para circular nas vias urbanas e rurais. Com este veículo, vamos aperfeiçoar as rondas preventivas e ostensivas nas praças públicas e no entorno das escolas municipais, tornando mais célere e eficaz a segurança”, afirmou Bernabé.

ROMU

A criação da ROMU está prevista no artigo 28, inciso 2, do Estatuto da Guarda Municipal (lei complementar 59/2014). Dez guardas municipais participaram nos dias 3 e 4 deste mês, em Birigui, de uma especialização para atuarem neste tipo de serviço especializado, que tem como intuito intensificar a atuação da corporação junto a população.

“O grupamento terá como foco o patrulhamento preventivo e planejado e a proteção dos espaços públicos, com atuação também no combate a incidência de criminalidade, como assaltos, furtos, uso e tráfico de entorpecentes. A ROMU atuará em conjunto com as demais forças de segurança do município”, explicou o comandante da Guarda Municipal.

Texto e foto: Rafael Lopes