22/12/2016
Procon de Birigui implanta CIP Eletrônica; novo procedimento agiliza atendimento dos consumidores

O Procon de Birigui implantou no início deste mês a Carta de Informação Preliminar Eletrônica, conhecida como CIP Eletrônica. O novo sistema tem por objetivo agilizar o processo de reclamação e solução da demanda do consumidor junto a empresa. O órgão de defesa do consumidor do município é o primeiro da região de Araçatuba a aderir ao serviço.

A coordenadora do órgão, Viviane de Cássia Sgob Panini, disse que a implantação da CIP Eletrônica é uma continuidade ao processo de modernização do Procon Birigui, que teve início em 2014, com o ingresso ao Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor) e posteriormente ao ranking de reclamações fundamentadas da Fundação Procon-SP.

Pelo procedimento tradicional, a CIP com a reclamação do consumidor é enviada a empresa via correio, demorando, em média, 30 dias para o retorno da resposta. Com a opção da carta eletrônica, o fornecedor cadastrado no Sindec recebe o comunicado de emissão da CIP via online, podendo analisar a queixa imediatamente, encurtando o prazo de resposta para até 15 dias.

“A CIP Eletrônica torna o serviço muito mais ágil e eficaz para o consumidor, que tem o retorno à sua solicitação mais rapidamente. Para o Procon, o principal benefício do sistema é a redução de gastos com correspondências, bem como a agilidade do atendimento diário prestado aos munícipes, já que não há necessidade de materialização de todas as reclamações”, explicou a coordenadora.

Conforme Viviane, até o momento há mais de 400 empresas cadastradas no Sindec, entre elas, as quatro principais empresas de telefonia, redes de varejo e instituições financeiras. A unidade local está encaminhando termos de adesão ao sistema para outros fornecedores do município para obter ampla adesão a CIP Eletrônica, em benefício ao consumidor.

SERVIÇO

O Procon de Birigui funciona na rua Bandeirantes, 800, no bairro Vila Maria. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h. Informações: (18) 3642-8030.

Texto e foto: Rafael Lopes