02/01/2017
Prefeitura de Birigui solicita adesão ao Programa Cidades Sustentáveis

A Prefeitura de Birigui solicitou adesão ao Programa Cidades Sustentáveis, idealizado pela Rede Nossa São Paulo, pela Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e pelo Instituto Ethos.

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, e o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, Juliano Salomão, assinaram na tarde desta segunda-feira (2 de janeiro) a Carta de Compromisso para a adesão ao programa. O secretário municipal de Gabinete, José Manoel Sanches, também acompanhou os trâmites legais para que o município participe do programa.

O programa oferece uma plataforma que funciona como uma agenda para a sustentabilidade, incorporando de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural e abordando as diferentes áreas da gestão pública em 12 eixos temáticos.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, cada um dos 12 eixos temáticos estão associados indicadores, casos exemplares e referências nacionais e internacionais de excelência. “Aderindo ao ‘Cidades Sustentáveis’ teremos a oportunidade de criar um novo padrão de relação dos munícipes com a gestão pública. É a Prefeitura assumindo compromissos no setor da sustentabilidade e o cidadão acompanhando os trabalhos que estão sendo feitos”, falou Salomão.

Para o prefeito Cristiano Salmeirão, é necessário criar uma transição para um desenvolvimento sustentável, que integre as dimensões social, ambiental e ética, baseado em uma economia que trate o meio ambiente com responsabilidade. “Exercer esses eixos nos centros urbanos é fundamental. É nas cidades que ocorre o consumo da quase totalidade dos produtos e serviços que utilizam materiais e recursos provenientes do meio ambiente”, falou o chefe do Executivo.

“Os eixos da plataforma consideram a participação da comunidade local na tomada de decisões, a economia urbana preservando os recursos naturais, a equidade social, o correto ordenamento do território, a mobilidade urbana, o clima mundial e a conservação da biodiversidade, entre outros aspectos relevantes”, completou o secretário Juliano Salomão.

A Carta de Compromisso de adesão ao ‘Cidades Sustentáveis’ será enviada aos diretores do Programa. Uma nova reunião deverá ocorrer em breve para que a Prefeitura dê continuidade na ação.

Texto e fotos: Tiago Lotto