03/01/2017
CIDADE BELA: Prefeitura de Birigui inicia campanha de limpeza com foco no mosquito Aedes

A Prefeitura de Birigui lançou nesta terça-feira, 3 de janeiro, a campanha “Cidade Bela”, que tem como objetivos combater o mosquito Aedes aegypti e limpar/melhorar as praças públicas da cidade. A campanha será desenvolvida por todas as pastas da administração, porém está sendo coordenada pelas secretarias de Serviços Públicos, Água e Esgoto, Gabinete e Obras.

O lançamento oficial da campanha ocorreu no pátio da Secretaria de Serviços Públicos e contou com as presenças do prefeito Cristiano Salmeirão, do secretário da pasta, Eldir Scarpin, e do secretário de Gabinete, José Manoel Sanches.

“Temos que ter atenção com o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e vírus zika, o Aedes aegypti. Essa campanha vai deixar a cidade mais bonita, mais limpa e combater esse mosquito que só traz problemas”, falou o prefeito Cristiano Salmeirão no lançamento da campanha.

O chefe do Executivo solicitou total apoio dos servidores da Prefeitura. “Os servidores são essenciais para o andamento da administração. São vocês (servidores) que podem fazer a diferença e deixar a cidade mais bonita”, frisou Salmeirão.

METODOLOGIA 5S

Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos, Água e Esgoto, Eldir Scarpim, a campanha utiliza a metodologia 5S, de origem japonesa.

“O conceito de 5S possui como base as cinco palavras japonesas cujas iniciais formam o nome do programa. As palavras são Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, que migradas para o Português foram traduzidas como “sensos”, visando não descaracterizar a nomenclatura do programa. São eles: senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina”, explicou o secretário.

De acordo com Scarpim, a convivência com os cinco sensos apresentados leva os indivíduos (neste caso os servidores da Prefeitura de Birigui) a compreenderem melhor o seu papel dentro de uma organização (administração) e os torna parte da pirâmide dos resultados alcançados, fazendo nascer a consciência de que é preciso ser disciplinado mesmo quando não há cobranças. "Os trabalhos também serão feitos dentro da Secretaria de Serviços Públicos e demais secretarias da Prefeitura. A metodologia será implantada aos poucos", completou o secretário.

Texto e fotos: Tiago Lotto