05/01/2017
Secretaria de Saúde de Birigui retoma neste sábado (7) campanha contra o mosquito Aedes aegypti

A Secretaria de Saúde de Birigui volta a realizar partir deste sábado (7 de janeiro) a campanha “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti”. A ação estadual de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, iniciada no ano passado, foi prorrogada pelo governo do Estado de São Paulo até o final de abril.

O prefeito Cristiano Salmeirão e o diretor da Vigilância Sanitária, Ricardo Antonio de Oliveira, firmaram acordo de continuação da ação. “Estamos fazendo a nossa parte nesta luta contra o Aedes e necessitamos que a população nos ajude diariamente, abrindo as portas de suas casas para os agentes e mantendo os quintais e terrenos sempre limpos”, pediu.

A primeira mobilização acontecerá nos bairros Jardim Flamengo, Jardim América, João Crevelaro e Jardim Santana. A atividade será realizada a partir das 8h. A meta é que sejam visitados 3,6 mil imóveis durante a ação. O objetivo principal é conscientizar a população a manter os ambientes das casas e comércios livres de criadouros.

Os trabalhos incluem ainda distribuição de panfletos educativos e remoção de recipientes que possam acumular água. A campanha contará com a parceria da Secretaria de Serviços Públicos, Água e Esgoto, que fornecerá um caminhão para o transporte dos materiais inservíveis. Não serão recolhidos móveis, galhos e restos de construção.

A mobilização terá a participação de 105 agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, divididos em dez equipes. Em cada equipe haverá um supervisor. Cada profissional envolvido receberá do governo do Estado, via prefeitura, remuneração extra no valor de R$ 120 a cada sábado trabalhado.

“Durante o calor do verão o mosquito se reproduz mais rapidamente. Por isso, a campanha aos sábados será um reforço importante aos trabalhos de conscientização e eliminação de focos do mosquito realizados diariamente. Vamos desenvolver todas as ações possíveis para evitar um novo surto da dengue neste ano”, disse o secretário de Saúde, Gilmar Trecco Cavaca.

BALANÇO

Desde que aderiu a campanha, a Secretaria de Saúde promoveu 28 ações aos sábados entre os meses de março e maio e de setembro e dezembro do ano passado. Somente nos últimos quatro meses da força-tarefa, 35.569 imóveis, entre residências, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios, foram vistoriados e 411 focos com larvas foram eliminados.

Texto e foto: Rafael Lopes