16/01/2017
Unidades Básicas de Saúde de Birigui começam vacinação contra o HPV em meninos de 12 e 13 anos

Começou nesta segunda-feira (16 de janeiro) a vacinação contra o HPV em meninos de 12 e 13 anos nas nove UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Birigui. Para se vacinar, o adolescente deve ir até a unidade mais perto de sua casa munido com a carteirinha de vacinação. A vacina é aplicada, preferencialmente, das 7h às 13h.

A vacinação tem como objetivo proteger os meninos dos cânceres de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, doenças que estão relacionadas ao vírus do HPV, antes do início da vida sexual. Após tomarem a primeira dose, os adolescentes devem retornar à unidade de saúde para a segunda dose, no intervalo de seis meses.

Segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica, Sandra Angelina Mari Lourenço Machado, a vacinação não teve início no dia 2 de janeiro devido a transição de governo municipal. Por conta disto, todas as orientações técnicas para os profissionais que atuam nas salas de vacinas das UBSs foram passadas na semana passada.

“É importante que os pais tenham consciência sobre a importância dessa vacina e levem seus filhos para que, assim, fiquem protegidos. Além disso, contribuirão para a diminuição do câncer de útero e vulva e verrugas genitais nas mulheres, já que a imunização possibilita a diminuição da circulação do vírus HPV na população”, destacou Sandra.

DEMAIS PÚBLICOS

A vacinação foi estendida ainda para os homens que vivem com HIV, na faixa etária dos 9 aos 26 anos. O esquema vacinal é de três doses, sendo as demais no intervalo de dois e seis meses, após a primeira. No caso dos portadores de HIV, é necessário apresentar prescrição médica. A vacina está disponível ainda para indivíduos imunodeprimidos de ambos os sexos.

Meninas entre 9 e 14 anos de idade que ainda não foram vacinadas ou que não completaram as duas doses indicadas também devem procurar uma unidade básica de saúde para serem imunizadas. A vacina é a quadrivalente, que confere proteção aos quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal.

A inclusão dos meninos no calendário de vacinação do SUS (Sistema Único de Saúde) segue a recomendação da Sociedade Brasileira de Imunizações e da Sociedade Brasileira de Pediatria. Conforme o Ministério da Saúde, a faixa etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos os meninos com 9 anos até 13 anos.

Texto: Rafael Lopes